DMTU: Treinamento capacita agentes para uso de talonário eletrônico
Os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá (DMTU) foram treinados para utilizar o talonário eletrônico, sistema que agiliza o registro de ocorrências e a emissão de multas, de 13 a 15 de julho, no auditório da escola Judith Gomes Leitão, no núcleo Marabá Pioneira.
O sistema é utilizado por meio de smartphones conectados à internet e permite maior celeridade aos trâmites, realizados durante uma abordagem quando ocorrer sinistros e infrações, bem como quando resultar em multas. O Boletim de Ocorrência de Trânsito também será feito pelo talonário eletrônico, e também por ele será possível cadastrar informações dos condutores, locais onde ocorreram os sinistros e realizar o upload de fotos das ocorrências e ações realizadas como remoção de veículos e resultado do teste do bafômetro. O sistema já envia a multa aplicada para o banco de dados do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).
“A notificação feita com talonário eletrônico tem informação georreferenciada sobre o local da infração, com registro de imagem, é possível fazer foto da situação. Ou seja, são provas documentais para contrapor eventuais contestações apresentadas por meio de recurso”, explica o diretor do DMTU, Jocenilson Silva Souza.
No treinamento, os agentes do DMTU receberam instruções do técnico da empresa conveniada para administrar o sistema, a fim de saberem manusear as funcionalidades, como destaca Paulo Fernandes, instrutor enviado de Brasília. “A avaliação que faço é positiva. Os agentes participaram bastante com dúvidas e perguntas e passaram um feedback positivo pra gente”, ressalta.
Serão 80 talonários eletrônicos utilizados pelo contingente do DMTU. A expectativa é que, após ajustes no sistema, a ferramenta seja utilizada em sua totalidade até o início de agosto. Apenas quando o smartphone estiver sem acesso à internet é que o agente poderá utilizar o talonário de papel. Além disso, também haverá uma campanha educativa sobre o uso da tecnologia. As informações coletadas pelo sistema também ajudarão a compor os dados estatísticos de trânsito do município, como a frequência de ocorrências e sinistros.
“O treinamento é muito bom e vem somar bastante com o nosso trabalho considerando que vai agilizar e facilitar os nossos procedimentos. Nós trabalhamos muito sobre pressão do próprio condutor e, às vezes, escrever é um pouco ruim. Isso vai agilizar o processo do preenchimento por meio do talonário eletrônico”, pontuou o agente de trânsito Luiz Carlos Borges.
É o mesmo sentimento compartilhado pelo agente Roni Coelho Pereira, que está há dez anos na corporação. “A população sai ganhando uma vez que no modelo antigo de preenchimento à mão demorava e, hoje, com alguns cliques já conseguimos fazer a autuação e liberar o condutor. É um avanço pela questão da prática”, e reitera, “já me sinto seguro em trabalhar com o sistema”.
Roni Coelho Luiz Carlos Borges
O Secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães Barata, destaca que o avanço do DMTU na incorporação da tecnologia ajudará as equipes, em viaturas do departamento, a estarem de prontidão para qualquer ocorrência, recebendo as coordenadas sobre para onde se dirigir. É apenas uma das mudanças que o departamento irá implementar.
“O DMTU está recebendo coletes balísticos e um novo modelo de uniforme incluindo uma nova cor. Tudo isso faz parte do avanço que estamos tendo, na atual gestão municipal e da SMSI, para que possamos, com os melhores equipamentos, instrumentos e meios, devolver à sociedade um melhor trabalho, ético, correto e direito e assim possamos ter uma cidade mais organizada e mais bem estruturada”, pondera o secretário.
Ao final foram entregues certificados aos agentes que participaram do treinamento.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sérgio