DMTU: Educação no trânsito potencializa ações no período de veraneio
Com a chegada do verão, os cuidados na hora de aproveitar os momentos de lazer precisam ser redobrados por parte de condutores de veículos. Pensando nisso, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realiza, desde o início do mês de julho, ações educativas, a fim de orientar os motoristas. Afinal, o decreto municipal permite o veraneio com restrições.
Na Orla Sebastião Miranda, onde ocorre o embarque e desembarque constante para a Praia do Tucunaré, as equipes do DMTU atuam com orientações, sobretudo sobre a perigosa combinação de aproveitar a praia, beber e dirigir, além do uso de celular ao volante.
Na semana passada, o órgão em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN), realizou ação no sentido de instruir os motoristas sobre três temas em especial: álcool e direção, excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.
Para o coordenador de Educação no Trânsito do DMTU, Rogério Mathias da Silva, a atividade é essencial para as boas práticas de trânsito, um serviço primário. “Porque na educação para o trânsito, a gente fala o que as pessoas sabem e, naquilo que há uma dúvida, nós realizamos a orientação, mas depois entra a fiscalização. Nós não saímos na rua para multas, mas sim para produzir segurança”, pontua.
De acordo com ele, muitos problemas percebidos pelos agentes do DMTU no dia a dia não dizem respeito à infraestrutura, como condições do veículo ou da via, mas sim ao comportamento dos condutores dos veículos. Nesse sentido, as principais infrações cometidas no trânsito dizem respeito às normas de circulação de veículos que não são seguidas como, por exemplo, não se atentar à preferência em uma via e ultrapassagem perigosa.
O coordenador também ressalta a ampliação das ações e a capilaridade do departamento na sociedade. “A gente busca atender todos os núcleos. Nós somos muito chamados por empresas, escolas e instituições. Então a nossa presença é muito marcante, muito forte na comunidade”, reitera Rogério Mathias.
Aos finais de semana são destacados 25 agentes do DMTU, além de 10 viaturas para a fiscalização, que é realizada de modo contínuo em pontos de grande movimentação de veículos, como entrada do Núcleo Marabá Pioneira, Transmangueira, além das fiscalizações nos balneários e praias dos municípios, sempre buscando cumprir o decreto municipal de combate à Covid-19, nº 216.
“Eu costumo dizer que nós trabalhamos o tripé do trânsito: engenharia, educação para o trânsito e fiscalização. Com os três funcionando, nós vamos conseguir alcançar nosso objetivo que é reduzir os índices de acidente de trânsito. Além disso, estamos acompanhando os decretos de combate à pandemia e fiscalizando”, pontua o diretor, destacando que muitas pessoas ainda teimam em misturar álcool com direção.
“Esse final de semana, tivemos um número alto de pessoas apresentadas na delegacia por bebida alcoólica e estamos atuando com três etilômetros e temos nos surpreendido com pessoas alcoolizadas, conduzindo veículos e isso além de ser um crime diz respeito à responsabilidade de colocar sua própria vida e a vida de terceiros em risco”, ressalta o diretor do DMTU, Jocenilson Souza.
Capacitação para educadores do trânsito
Durante esta semana, agentes do DMTU e outros profissionais, como bombeiros, professores, policiais militares, bombeiros e profissionais de saúde, recebem, na sede do departamento, um curso voltado para a multiplicação de profissionais habilitados para a educação no trânsito. O curso é ministrado pelo Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN).
“O curso apresenta uma proposta de ação educativa continuada, através do curso de formação, onde possam implementar a Educação para o Trânsito como prática profissional, por meio de conteúdos e propostas pedagógicas que possibilitam uma reflexão crítica sobre as problemáticas do trânsito para que a mobilidade urbana e humana flua com segurança e qualidade de vida para as pessoas na via”, pontua o coordenador de Educação no Trânsito do DMTU, Rogério Mathias da Silva.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sérgio Barros / Aline Nascimento / Divulgação