SMS: Para atendimento domiciliar, agentes Comunitários de Saúde vão usar tablets
Os agentes comunitários de saúde (ACS), em Marabá, passaram a utilizar tablets nas atividades. Nesta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a entrega dos novos equipamentos, que por meio do aplicativo e-SUS território, possibilitam mais agilidade e praticidade na informação e envio de dados coletados pelos ACS, durante as visitas domiciliares aos usuários da Rede de Atenção Básica. Ao todo 308 agentes no município estarão trabalhando no novo sistema.
Valmir Moura, secretário de saúde, explica que a entrega dos tablets faz parte do programa de modernização e informatização da rede de saúde pela prefeitura de Marabá. A primeira etapa foi a implantação dos prontuários eletrônicos.
“É um passo muito importante para facilitar o serviço em todos os sentidos e evitar ao máximo o uso do papel. Esse trabalho que a gente tem realizado de fortalecer a Atenção Básica, principalmente com a questão da informatização tem contribuído demais, é um avanço” destaca o secretário.
A diretora da Atenção Básica, Mônica Borchart, comentou sobre os benefícios da mudança. “O ACS tem um papel fundamental junto à comunidade, então o tablet é um instrumento para facilitar o cotidiano dos nossos ACS. Ali eles já vão acessar o cadastro, e então já sobe todas as informações do usuário para o sistema de formulário eletrônico e facilita toda a comunicação entre a parte médica, laboratorial da nossa comunidade” enfatiza Mônica.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda, na folha 11, foi a primeira a receber o equipamento. Lá foram entregues 27 aparelhos Samsung T295N. “Pra gente é uma alegria imensa. Vamos ter uma agilidade maior na questão de dados, informações, envio. Porque o ACS vai conseguir realizar esse cadastro a domicilio, sem uso do papel, melhora muito o alcance dos ACS”, esclarece o gerente da UBS, Dilceu Barroso.
Capacitação
Os profissionais das unidades receberão treinamento, assim que receberem os instrumentos. Na UBS Hiroshi Matsuda a capacitação já iniciou. A expectativa é de que, no máximo em uma semana, os agentes estejam aptos a utilizarem os aparelhos.
De acordo com Esojairam dos Santos, coordenador do e-SUS no município, estes aparelhos estarão sincronizados com o sistema utilizado pela rede pública de saúde, permitindo aos agentes lançar todos os procedimentos realizados nas visitas, direto no sistema. Isso substituirá o modo utilizado até o momento, em que era preciso carregar pastas com diversas fichas e formulários nas visitas e depois computá-las uma a uma no sistema nas Unidades Básicas de Saúde para o envio ao governo federal.
“A função do ACS, em relação ao prontuário é o preenchimento da ficha de cadastro individual e a ficha de visita domiciliar, essas informações eram feitas por meio de ficha manuais e agora serão feitas pelo aplicativo e-SUS território. No tablet, o sistema em si pode ser utilizado em off-line, o tablet será sincronizado com o wi-fi da UBS, em dois momentos, assim que eles chegam na unidade e depois na volta para o envio de dados”, esclarece.
A agente comunitária de saúde, Júlia Carvalho, avaliou como positiva a aquisição dos tablets. Ela lembra que cada ACS visita em média oito residências por dia, o que corresponde a coleta de dados de 20 pessoas, diariamente. “É bastante esperado por nós, categoria. Vai ser um instrumento que vai facilitar o nosso trabalho na área, porque vamos fazer visita e já lançar a nossa produção. Vai ser agilidade no processo e a gente ganha mais indicadores. Todo mundo ganha, os ACS e o município porque é agilidade no processo de envio de informações”, pontua a ACS.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio