Obras: Ampliação da escola Pedro Marinho, na zona rural, segue para a etapa final
Os dois blocos da Escola Pedro Marinho, na zona rural, na Vila Brejo do Meio, foram completamente revitalizados. Um um novo bloco foi construído, ampliando o número de salas de aula para sete, além de uma sala multifuncional para leitura e acesso à internet cujo roteador já foi instalado. A sala para leitura era um sonho antigo da comunidade escolar.
Os serviços de pintura interna, sistema elétrico, iluminação e piso também já foram finalizados nos blocos. A próxima etapa é finalizar a rede de drenagem com instalação de canaletas e detalhes pequenos de acabamento, como instalação de corrimões e dois lavatórios de mãos no hall de entrada, levando em consideração os cuidados com a pandemia.
A escola também contará com salas administrativas para a recepção, diretoria, secretaria e sala dos professores. Atualmente, estão sendo construídas a cozinha, dispensa, banheiros e área de convivência para os estudantes.
A escola funciona no lugar atual desde 1978 e atende também alunos de 14 localidades da zona rural entre elas os Projetos de Assentamentos (PA´s) Alegria, Burgo, Cinzeiro, Iguaçú, Andiroba, 3 Ilhas, Tibiriçá e Buriti. São 315 estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental nos turnos manhã e tarde. No período noturno funciona a Educação de Jovens e Adultos etapas 1 e 2. Por causa da pandemia as aulas acontecem remotamente.
Hildamara Costa é pedagoga e atua como diretora da escola Pedro Marinho desde 2018. A diretora, que mora em Brejo do Meio, na infância, estudou na escola e suas filhas também estudaram. Ela relata a importância da obra para a comunidade. “A reforma e a ampliação são muito necessárias. Nós sabemos que a população aumentou e a demanda também. Creio que isso vai ser uma melhoria e é uma satisfação para a comunidade, para o servidor da escola e para o município de Marabá”, afirma a diretora.
Silvana Leal trabalha como auxiliar de serviços gerais na escola há 14 anos. Ela é mãe de uma menina de 9 anos que estuda no terceiro ano do ensino fundamental na unidade de ensino. “É muito bom para os alunos e é um conforto para eles ter uma escola nova. Um privilégio também para gente aqui de Brejo do Meio. Todos estamos animados para que as aulas comecem porque, com a pandemia, estamos só em casa, desejando voltar ao trabalho”, afirma.
Morivaldo Marçal é morador da vila e assessor da prefeitura municipal na localidade. Durante seu mandato como vereador, parte de suas emendas parlamentares foi destinada à obra na escola Pedro Marinho, que está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop).
“Nós agradecemos à gestão municipal e a Deus por essa grande obra de benefício para nossa comunidade. A educação vai melhorar com essa revitalização e já era algo que esperávamos. Durante nosso mandato, sentamos e conversamos com o prefeito e concluímos que seria importante ter essa reforma. Brejo do Meio está de parabéns e a gestão municipal também”, pontua.
A previsão da SEVOP é que a etapa atual seja concluída até o mês de setembro.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sérgio Barros