Sevop: Inicia terraplanagem da 2º etapa das obras de extensão da Orla de Marabá
Na manhã desta quinta-feira (22), foi dado início ao processo de terraplanagem da segunda etapa da obra de extensão da Orla do Bairro Francisco Coelho, conhecido como Cabelo Seco. Durante a madrugada, os caminhões da Secretaria de Viação e Obras Públicas levaram piçarra ao local e, logo cedo, as máquinas iniciaram os trabalhos.
A Obra do Cabelo Seco está sendo construída em três etapas. A primeira foi a construção do muro de contenção, realizada através de verbas do Ministério de Integração. Conforme explica o secretário de obras, Fábio Moreira, a segunda etapa está sendo realizada pela própria Sevop, com a terraplanagem e a preparação para o início da 3º etapa, que consiste na obra de urbanização, que será realizado por uma empresa, já licitada. “Toda aquela área será pavimentada, fazendo a ligação da avenida com o conjunto do PAC. Além disso, teremos uma academia na ponta e uma praça com estacionamento. O objetivo é urbanizar e integrar as três pontas da obra, com o fluxo seguindo normalmente”, comenta.
A obra faz parte de um conjunto de obras, que estão melhorando a vida do bairro pioneiro do nosso município. A construção do novo Núcleo de Educação Infantil Irmã Deodoro já está bem avançada, com a finalização do processo de cobertura. Após a conclusão dessa obra o antigo prédio será demolido. “Brevemente iremos unir também a creche, que fica na ponta. Já estamos construindo esse novo espaço mais amplo e climatizado, que fica na Avenida 5 de abril. Assim que ficar pronto, também iremos demolir e aumentar mais ainda a área de estacionamento, integrando a orla do cabelo seco”, explica Fábio.
Morador da região desde 1945, o aposentado Raimundo Coelho de Souza, 76 anos, conhecido como Xengo, comemora as mudanças que estão chegando. “Está ficando muito bom, vai trazer mais segurança. Tinha a ribanceira, dava problemas nas casas, fizeram as mudanças. É todo um processo que está ajudando os moradores da região. Aumenta a estrutura, aumenta a segurança, aumenta a movimentação e a animação aqui do bairro”, celebra.
Turismo
A orla já é o local mais movimentado e procurado pelos visitantes da nossa cidade. O ponto é considerado por muitos como o mais bonito da orla, onde acontece o encontro dos rios, A expectativa é de que a obra impulsione ainda mais o turismo no principal cartão postal da cidade. Aumentando os pontos movimentados da orla, fazendo ela ser melhor aproveitada em todo seu contorno .
Maria Lucinete Coelho, 51 anos, nasceu no bairro onde passou sua vida toda. Hoje divide a casa com outras nove pessoas, entre filhos, netos e noras. Ela também trabalha no local. A noite vende carne na chapa, em frente a sua residência e vê a expectativa crescer com o avançar das etapas da obra. “Vai melhorar o turismo, aumentar nossas vendas, aumentar a qualidade de vida. Melhorou a região toda e a tendência é melhorar ainda mais, estão de parabéns”, comemora.
Além do turismo, Fábio Moreira também ressalta outros pontos que devem ser valorizados, após a conclusão das obras. “A maioria das pessoas ali são pioneiras. Pessoas que vivem ali há muito tempo. Vai dar uma revigorada em um bairro que ficava em fim de rota. Quem entrava, saia pelo mesmo caminho. Agora avança a iluminação, segurança, turismo, valorização dos imóveis”, conclui.
A expectativa é que essa etapa de terraplanagem dure em torno de 15 dias.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento