COVID-19: Semana começa com aplicação da 2ª dose de vacina
A aplicação da 2ª dose (D2) da vacina contra a covid-19 está acontecendo de forma tranquila e rápida no Centro de Convenções. As pessoas que estão com a 2ª dose atrasada ou marcada para esta segunda-feira (26), tanto do imunizante Coronavac quanto AstraZeneca, devem procurar o Carajás Centro de Convenções até às 17 horas, com a carteira de vacinação e documento pessoal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou, até agora, 20.733 pessoas com a 2ª dose e 81.697 com a primeira dose no município.
A diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Mônica Borchart ressalta que só temos o processo de imunização, a partir do momento que fazemos a segunda dose. “Venha para o Centro de Convenções para se imunizar. Precisamos fechar nosso ciclo de imunização com a segunda dose. Traga sua documentação e é extremamente importante trazer também sua carteirinha de vacinação, para verificar se é Coronavac ou AstraZeneca”, explica Mônica Borchart.
O pedreiro Reinaldo Lima Nascimento, de 50 anos, disse estar mais aliviado com a segunda dose do imunizante. “É bom porque a gente fica mais tranquilo dentro da sociedade até para transitar, podemos andar nos ambientes mais seguros. É uma paz para a gente, com certeza nós vamos nos recuperar e ficarmos mais aliviados”, comemora.
A doméstica Francisca Vieira de Souza da Silva, 39 anos, também tomou a segunda dose. Ela acordou cedo e veio direto da Vila Matrinchã, km 11, zona rural do município para receber a aplicação da vacina. “Estou com uma sensação de felicidade, porque essa vacina chegou para salvar muitas vidas, e houve muitas mortes antes da vacina, algumas pessoas estão com medo, mas não adianta ter medo, porque a função da vacina é salvar. Então, todos nós temos de tomar”, alerta.
também aliviado por ter tomado a segunda dose está Cosmo Vieira de Oliveira, de 36 anos, morador do bairro São Félix. “Esperamos que dê certo essa dose, porque é triste a gente ver muitas famílias perdendo seus entes queridos para o vírus. Da minha família não morreu ninguém, mas faleceu vizinhos e amigos, do nada eles, morreram foi muito rápido. Eu acredito que vamos poder estar no meio da população após a imunização. Preserva a minha vida e de quem me rodeia”, destaca Cosmo.
A Secretaria Municipal de Saúde segue até às 17 h, no Centro de Convenções, com a aplicação da segunda dose de vacinas em combate à COVID-19.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Sérgio Barros