Semed: Mais de mil kits escolares beneficiam alunos da Estrada do Rio Preto
“A atividade de hoje de entrega dos kits é muito importante, principalmente neste momento que estamos discutindo a retomada das aulas presenciais.”, Orlando Morais, secretário adjunto de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), 1.445 kits escolares, através de uma parceria com a empresa Buritirama Mineração. O material escolar beneficiará alunos e professores de 15 escolas da região da Estrada do Rio Preto, zona rural do município. O suporte deve garantir mais qualidade no desenvolvimento escolar dos estudantes.
Orlando Morais, secretário adjunto da Semed, ressalta que a Secretaria possui uma série de parcerias com a Buritirama, como revitalizações e construções de escolas, implantação de kits pré-lavatórios, entre outros projetos. “Muitos deles foram aprovados, outros estão encaminhados. Mas é uma parceria prazerosa. A atividade de hoje de entrega dos kits é muito importante, principalmente neste momento que estamos discutindo a retomada das aulas presenciais. Em breve, vamos anunciar o calendário desse retorno híbrido e imaginamos que muitas das crianças precisam de um kit escolar que está sendo entregue”, lembra Orlando Morais.
O secretário adjunto frisa que a Semed é ciente da necessidade dos pais, especialmente em comprar o material escolar das crianças. “Em virtude desse modelo de ensino [remoto], alguns pais nem se preocuparam em comprar o material que as crianças precisam. Agradecemos à Buritirama nessa parceria e não temos dúvida que outras virão. A gente pretende fortalecer isso e tudo que for feito em prol em beneficiar as crianças, vale a pena, a gente fazer com que as crianças estejam bem e voltem bem”, garante Orlando Morais.
Elder Bolsonello, representante da empresa Buritirama nos trabalhos sociais e com a comunidade, lembra que há 01 e 04 meses a empresa já realiza um trabalho social em parceria com a Secretaria de Educação de Marabá, no tocante à assistência às escolas, atendendo aos ofícios de materiais escolar, apoio, treinamento e orientações para comunidade.
“Temos uma parceria saudável, a empresa entende a importância do social na região. O que a Secretaria de Educação solicita pra gente tentamos atender da melhor forma possível, porque a Buritirama abraça o trabalho social sobretudo com crianças e da parte da educação, consideramos importante. A empresa tem funcionários na região que trabalham conosco, e entende que os filhos de funcionários que são beneficiados”, pontua Elder Bolsonello.
O diretor de ensino de Campo da Semed, Ademar da Luz Filho, afirma que os alunos da Secretaria de Educação são em sua maioria carentes e requerem um apoio não apenas em estarem matriculados. “Nossa obrigação não é apenas acolhê-los, mas dá um suporte para que eles permaneçam com qualidade no processo de ensino aprendizagem. Esse material veio com objetivo de apoiar essas comunidades que irão receber esses kits, isso é algo que vai somar. É muito gratificante celebrar essas parcerias, porque é algo que estamos levando para a comunidade que vai somar. Acima de tudo é nossa missão quanto instituição pública investir na qualidade do ensino e da educação, a gente fica feliz em agregar qualidade ao processo de ensino junto com as famílias”, comemora Ademar da Luz.
A parceria com a Buritirama não se limita aos kits escolares, como também em mais ações como doações de kits tecnológico, que irão beneficiar não apenas às escolas que compõem a Estrada do Rio Preto, mas de todo o município de Marabá.
Os 1.445 kits escolares vão atender 1300 alunos e 145 professores. Cada kit é composto por caderno, lápis, borracha, apontador, régua, pincéis atômicos e pincéis para quadro branco.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Sérgio Barros