Sevop: Começa a colocação do telhado do NEI Deodoro de Mendonça
A obra de construção do novo Núcleo de Educação Infantil (NEI) Deodoro de Mendonça, na Marabá Pioneira, avança mais uma etapa. Os trabalhadores já se encontram na finalização da cobertura do prédio, que recebeu telhas termo acústicas, material que melhora o ambiente para as crianças e servidores do NEI.
O prédio já foi quase que completamente coberto, restando apenas dois espaços a serem finalizados esta semana. O prédio tem 639.80 metros quadrados de construção, e, além das quatro salas de aula, contempla uma sala multiuso (leitura e informática), arquivo, sala pedagógica e administrativa, pátio coberto, passarela, jardineira e pátio externo.
“Todos os espaços foram pensados para atender também os alunos PCD [Pessoas com Deficiência], banheiros adaptados, a cobertura com telhas termo acústicas para deixar um ambiente mais confortável para os alunos, poço artesiano e toda estrutura para receber os alunos em uma nova escola”, declarou Eduardo Bogaz, engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas – Sevop.
O novo prédio substituirá uma antiga construção de mais de 40 anos, onde funcionava o NEI Deodoro de Mendonça, no bairro Francisco Coelho. O antigo prédio, localizado na praça Francisco Coelho, será desativado.
“Quando começou era uma extensão da escola José Mendonça Vergolino e atendia alunos da alfabetização à 4ª série. Ao longo dos anos foi criado um NEI para atender as crianças do bairro Francisco Coelho. É uma das escolas mais antigas, pois foi construída no local onde Marabá foi fundada”, explica a diretora do NEI, Josiane de Almeida Lima.
Atualmente o NEI atende pouco mais de 90 alunos de 3 a 5 anos do maternal ao Jardim I e II em dois turnos, manhã e tarde.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sergio Barros