Semed: Escolas planejam retorno das atividades presenciais cumprindo medidas de segurança contra a covid-19
Com o período das férias escolares chegando ao fim e o avanço das etapas da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo estado e especificamente no município se estendendo para todos os segmentos, chega o momento de se planejar também para o retorno presencial para os alunos da rede municipal de ensino em Marabá.
O decreto municipal nº 224 de 23 de julho, de 23 de julho, determina o retorno presencial dos servidores da rede municipal de ensino, a partir do dia 2 de agosto para as equipes gestoras e de apoio e para os professores no dia 9 de agosto, com exceção das gestantes.
“O retorno é previsto para dois momentos, primeiro será das aulas remotas que retornam no dia 2 de agosto, e quanto ao modelo híbrido estamos levando em consideração alguns aspectos em relação a vacina especificamente sobre a 2ª dose da vacina para os professores, estamos acompanhando o calendário da secretaria de saúde, ponderando essa situação para que possamos iniciar com o máximo de segurança possível para que os alunos e pais de alunos possam confiar neste momento de retorno”, pontuou o professor Orlando Moraes, Secretário Adjunto de Educação.
Ainda de acordo com o professor Orlando Moraes, ainda não há uma data específica para o retorno às aulas presenciais, haverá um momento de planejamento das ações a partir do retorno das equipes gestoras e de apoio e, a partir do dia 9, a organização dos trabalhos pedagógicos com o retorno dos professores. “Os professores que foram heróis neste período de pandemia e de aulas remotas, via internet, junto aos alunos e usaram diversos mecanismo digitais para poder acessar e levar aprendizagem para essas crianças”, destacou.
Para este retorno presencial, todas as escolas do município, zona urbana e rural, estão em planejamento e preparando os servidores para o dia da retomada das atividades. Para isso, as escolas já foram também preparadas com instalações de pias, distribuição de equipamentos de proteção individual e sendo orientadas sobre o distanciamento como determina as legislações sanitárias para evitar a propagação do novo coronavirus.
“Realizamos licitação para compra de material de limpeza, álcool em gel, máscaras e outros equipamentos pensando na proteção aos servidores e também na segurança às pessoas que frequentam o espaço escolar como os pais e outros. A Semed vem estabelecendo os protocolos de distanciamento e uso de termômetro para autorizar a entrada nas escolas”, explicou Nells Rodrigues, diretor de logística e infraestrutura da Semed.
Todas as equipes gestoras estão orientadas a não permitir o acesso de pessoas sem máscara nas escolas, bem como respeitar o distanciamento e disponibilizar álcool em gel e pias para fazer a higienização das mãos.
Na escola municipal Cristo Rei, no bairro de Jardim União, todas as instalações de pias, indicações de distanciamento e disponibilização de álcool em gel já foram feitas e a direção da escola aguarda a chegada das equipes, após mais de um ano sem o trabalho com os servidores reunidos.
“Estamos nos preparando e já fizemos tudo que é necessário para receber a todos e estamos ansiosos para o retorno às aulas, mas primeiro os professores para pensarmos como será essa volta às aulas, mas é fato de que a escola está preparada e os pais estão com vontade que os alunos retornem, estão muito ansiosos e os alunos estão com saudade da escola e a expectativa deles é a nossa expectativa”, resumiu a professora Gleide Hartuique, diretora da escola Cristo Rei.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento