Seaspac: Oficinas ajudam na qualificação e geração de renda para mulheres
Antônia Raquel é dona de casa e tem 32 anos. Ela mora no bairro Infraero e foi uma das 14 mulheres que participaram da oficina de temperos caseiros que ocorreu na quinta-feira, 22, no anexo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Bela Vista, núcleo Cidade Nova. O anexo é localizado no bairro Jardim União.
“Eu gostei bastante da oficina e também já fiz outras como design de sobrancelha e biscuit. Isso me ajuda a ter uma renda extra”, pontua, acrescentando que soube da oficina por meio do grupo de mulheres do CRAS.
As oficinas são realizadas pelo Departamento de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), coordenado por Derace Frota. Ela destaca a importância das oficinas. “Essas ações são importantes para que as mulheres possam ter uma renda e, assim, trabalhar sem sair de casa. É uma forma de empoderá-las e ajudar no complemento da renda familiar”, disse.
A parceria com as associações locais e CRAS é importante para a capilaridade das oficinas que buscam atender às demandas solicitadas. As oficinas são ministradas por instrutores da SEASPAC.
Todas as mulheres que participaram da oficina fazem parte do grupo de mulheres do Cras Bela Vista e estão incluídas no CadÚnico [Cadastro Único do Governo Federal para acesso aos benefícios sociais]. Ações como essa trazem muito mais do que simplesmente aprendizado sobre uma nova atividade, como explica a coordenadora do Cras Bela Vista, Vanessa Camelo.
“As oficinas não trazem apenas a qualificação em si, trazem também oportunidade para elas terem uma renda extra ou até uma renda principal para a família. Essa é uma oportunidade que elas têm de se qualificar gratuitamente e, principalmente, ter uma renda extra, um negócio próprio. É de grande importância para nossa comunidade. Nós ficamos muito felizes com a vinda do departamento de emprego e renda”, ressalta a coordenadora.
Na quarta-feira, 21, foi realizada a oficina de caixa de presentes na sede do Grupo de Mulheres Arco-Íris da Justiça, no bairro Laranjeiras, núcleo Cidade Nova. Ao todo, 11 mulheres participaram. As oficinas e cursos disponibilizadas pelo Departamento de Emprego e Renda da SEASPAC acontecem durante todo o ano e abarcam de culinária ao artesanato.
Serviço
Para mais informações sobre as oficinas e cursos oferecidos, procure o CRAS mais próximo de sua residência.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação