Gestão: Mercado Municipal em Morada Nova é inaugurado
O Mercado Municipal de Morada Nova Lúcia Mendes foi entregue pela Prefeitura de Marabá, na sexta-feira (30), em meio a uma cerimônia que teve a presença do prefeito Tião Miranda, do vice Luciano Dias, do deputado federal Cristiano Vale, dentre outras autoridades políticas e lideranças comunitárias, inclusive a família da professora Lúcia Mendes, a homenageada. Os feirantes e comerciantes do mais novo equipamento público do distrito já iniciaram as atividades.
“Aqui é um mercado que vai suprir as necessidades de Morada Nova e dessa região. É um mercado muito bom, com uma boa estrutura, estacionamento, acesso fácil. É mais um ganho pra Marabá, pra Morada Nova”, destaca o prefeito Tião Miranda.
Luciano Dias, vice-prefeito, também enfatiza a valorização daquela região pela prefeitura que vem investindo em diversas frentes em Morada Nova, a exemplo da reforma do ginásio Erlon, e da pavimentação de ruas como a Piauí.
“Esse todo faz parte de um plano de melhoramento das condições de Morada Nova que a prefeitura vem fazendo, aliado, a outras obras que vieram pra cá e estão em execução na região. Já reformamos todas as escolas com exceção da Arco Íris que em breve será reformada também, iluminação pública e asfalto”, salienta.
O lugar conta 52 boxes, sendo 10 deles para a venda de peixes e carnes e outros cinco funcionam como minimercados, com a venda de legumes, frutas e cereais. Nos demais, os clientes podem encontrar confecções, bazar, bem como, serviços de barbearia, chaveiro etc.
O mercado ainda reserva uma área com 10 barracas para vendas de hortifrúti, produzidos pelas hortas comunitárias dos residenciais Jardim do Éden e Tiradentes, fechando o ciclo do projeto de compostagem das hortas comunitárias, que é um fomento a geração de emprego e renda através da horticultura beneficiando uma média de 70 famílias.
“Nós temos dentro dos residenciais Tiradentes e Jardim do Éden a área de produção e agora a gente tá conseguindo fazer a comercialização desses produtos, através do mercado municipal a gente consegue dar o escoamento para produção individual de cada produtor”, pontua o secretário adjunto de Agricultura Marcos Paulo Eleres.
David Luiz de Sousa, coordenador do Mercado Municipal, explica que o mercado funciona de segunda a sábado entre 08h da manhã às 18h. E no domingo até o meio dia. “Funcionamos com 52 boxes, sendo 5 frutarias e mercearias, são 8 lanchonetes com restaurante, e 10 açougues e peixarias, o restante são lojas de variedades, artesanato e serviços que vão ser prestados. O pessoal de peixaria e açougues tem a possibilidade de abrir mais cedo”, esclarece o coordenador.
Em Marabá, o deputado federal Cristiano Vale representou o irmão dele, o ex-deputado Lúcio Vale no evento. Lúcio destinou emenda para a construção do mercado. “Quando a gente anda dentro dela, percebe que é uma obra grande que não foi fácil construir por ter sido uma emenda de 2009, o prefeito fez quase um milagre. Muito satisfeito em ver o empenho do prefeito”, pontua o deputado.
Satisfação, alegria e expectativas entre comerciantes e horticultores
Com o funcionamento do mercado, Elemilton Souza, 36 anos, deixou a vida de vendedor ambulante para trás, no box dele comercializa produtos secos e molhados. “A gente tava ansioso, e hoje estamos tendo essa oportunidade da feira ser inaugurada”, disse.
Erisvaldo de Oliveira, 39 anos, foi um dos primeiros clientes do mercado. “Às vezes queríamos comprar alguma coisa, e tínhamos de sair de Morada Nova pra comprar, agora tudo que a gente precisar vamos ter aqui”, enfatiza.
Lázaro Pereira produz hortaliças, legumes e verduras na horta comunitária do Jardim do Éden. “Mais uma fonte de renda, as barracas vão ficar fixa pra gente trabalhar. É o que estava faltando pra nós”, ressalta.
Diana Silva, 39 anos, era uma das vendedoras de peixe que trabalhava na antiga feirinha. “A gente ficava na beira da pista, não tínhamos proteção de nada, aqui é um lugar seguro”, pondera.
Hildebrando Batista, com um boxe na área de açougue, está confiante. “Se Deus quiser vai ser um sucesso, começamos hoje e daqui pra frente será só sucesso”, afirma.
Vera Lúcia Pereira da Silva, 57 anos, antes trabalhava de porta em porta comercializando perfumes. “Estávamos todos ansiosos, há mais de um ano que aguardávamos, por causa da pandemia. Eu gostei de tudo e espero que todos mantenham bonito como está”, observa.
Antônia Conceição Macedo, 56 anos, nunca deixou de sonhar com um lugar apropriado para movimentar os negócios.“É um sonho, estamos com essa instalação nova, eu creio que vai dar tudo certo e vai ser muito bom pra nós”, observa.
Lideranças comunitárias entusiasmadas com o novo espaço
“É uma grande obra que a comunidade recebe, vai fomentar, movimentar a economia da região”, pontua o ex-prefeito e presidente da Associação de Moradores de Morada Nova, Maurino Magalhães.
“É um momento de muita felicidade, vai trazer esperança de crescimento. A gente já vem gerando emprego com o apoio da prefeitura, a feira vai abrir caminhos”, destaca Reully Arrais, presidente da Associação dos Moradores do Residencial Jardim do Éden.
“Vai gerar renda para nossas famílias, é o que a gente tá precisando pra esse lado da ponte”, ressalta Patrícia dos Santos, liderança do residencial Tiradentes.
Homenagem a Lúcia Mendes
Lúcia Mendes, chegou em Marabá em 1974 e fixou residência em Morada Nova onde iniciou trabalho social e político. A pedagoga que, trabalhou em escolas como Fé em Deus e Valquise Viana, foi secretária de Assuntos Comunitários na Prefeitura de Marabá, em 2009. Lucia Mendes faleceu em 2015, vítima de acidente. “Recebemos a homenagem com muita alegria, emocionado, não tenho nem palavras. Ela era uma batalhadora, sempre ajudava todo mundo que precisava dela. Tenho certeza que ela está muito feliz”, comenta o viúvo João Carlos Marinho.
Partiu da ex-vereadora Irismar Melo, a solicitação para homenagem a Lúcia Mendes. “Nada mais justo, Lúcia foi além de professora, ativista social, presidente da associação de moradores do bairro, foi uma das moradoras que articulou para que essa área fosse escolhida pra ser o mercado” ressalta.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Paulo Sérgio / Sérgio Barros (aéreas)