SDU: Em Morada Nova, lideranças comunitárias participam de curso de capacitação
Moradores dos residenciais de Morada Nova recebem curso de capacitação de lideranças comunitárias, que é uma parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (SEASPAC), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do distrito.
A capacitação faz parte do Projeto Técnico Social (PTS) do Residencial Jardim do Éden, previsto no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que hoje é chamado “Casa Verde Amarela”. Sempre que um empreendimento causa remanejamentos e impactos diversos é necessário desenvolver ações junto à comunidade, como explica Lúcia Martins, assistente social da SDU e responsável pelo projeto.
“É preciso fazer o trabalho social, a questão do fortalecimento de vínculos e trabalhar as questões ambiental, patrimonial e atividades socioeconômicas. O objetivo dessa capacitação é fortalecer as lideranças locais para o empreendimento sustentável e esse conhecimento eles vão repassar para a comunidade e as famílias tenham autonomia”, ressalta a técnica.
Durante os quatro dias, a capacitação contará com atividades e dinâmicas que visam o autoconhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades de liderança. A capacitação também recebe lideranças de outras localidades do distrito e conta com cerca de vinte participantes.
O curso é ministrado por Ernane Alencar, graduado em administração e palestrante de cursos sobre liderança há cinco anos. “Nós trabalhamos aqui o processo de liderança comunitária para liderarem suas comunidades e trazer as pessoas para perto delas, para que juntos formem uma equipe e possam trabalhar pelo restante da comunidade. Nós observamos a perspectiva no semblante dessas pessoas, a vontade de saber exatamente o que vai acontecer daqui para frente e o interesse delas pela participação”, observa.
Repercussão
Para o presidente da Associação de Moradores do Residencial Jardim do Éden, Reully Arrais, o curso é muito importante “porque precisamos ter pessoas capacitadas para poder montar uma dinâmica em cada comunidade. Eu creio que vou sair daqui com uma gama de conhecimentos que, por acaso, não tenha e tudo o que for proveitoso nós vamos implantar junto à comunidade”.
A líder comunitária do Residencial Tiradentes, Patrícia Barbosa, partilha do mesmo sentimento. “É um curso de suma importância pois capacita lideranças para a comunidade. E hoje estou aqui para aprender mais e quando as pessoas do residencial precisarem eu poder passar a experiência que estou tendo aqui”.
Para a coordenadora do CRAS de Morada Nova, Elaine Sampaio, “a parceria só faz nos engrandecer porque temos também as nossas atividades como serviço de convivência, cursos de geração de emprego e renda, onde a gente consegue fazer a inclusão da pessoas que participam do PTS junto com nossos programas”.
O Projeto Técnico Social do Residencial Jardim do Éden tem previsão de 12 meses de duração e, além da capacitação, prevê a realização de assembleias, comitês, oficinas, palestras, eventos culturais, entre outros.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento