Sevop: Iniciada obras de revitalização do Espaço Educacional Especializado no atendimento de pessoas autistas
Previsto para funcionar no próximo ano, o Espaço Educacional Especializado no Atendimento a pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está com as obras em pleno andamento. O antigo prédio que abrigava o NEI Maria da Consolação, localizado na travessa Coqueiro, no Bairro Santa Rosa, agora está sendo totalmente revitalizado para atender a demanda de alunos da rede municipal diagnosticados com autismo.
De acordo com Lucas Garcia, engenheiro da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), os trabalhos estão a todo vapor contemplando a estrutura física completa, desde o telhado ao piso, o que inclui a parte elétrica e a hidráulica.
“Nós fizemos a reforma estrutural do prédio e agora deu segmento a reforma da parte visual. Vamos trocar todo o piso, toda a reforma do telhado, forro, esquadrias, banheiros com acessibilidade. Adequamos também a entrada do prédio para atender a questão da acessibilidade. Estamos com mais da metade da obra pronta e essa última parte tem o andamento bem mais rápido” observa o engenheiro.
O engenheiro também acrescenta que o espaço educacional contará com 5 salas de atendimento e 01 para administração, bem como, cozinha, pátio e jardim.
A revitalização do prédio executada pela empresa GA Construções está orçada em R$ 290.763,93 oriunda do Salário Educação e erário municipal. A previsão de conclusão é para outubro de 2021.
Espaço educacional contribuirá com o desenvolvimento das crianças diagnosticadas com TEA
Arley Novaes, coordenadora da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica que a exemplo do Centro Especializado na Área da Surdez (Caes) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual (CAP), o espaço também estará ligado a Semed. Vale ressaltar que o lugar será específico para o aluno matriculado na rede municipal de ensino.
“É muito importante porque a gente vai congregar em único espaço o atendimento pedagógico e atendimento com uma equipe multidisciplinar, no caso das terapias”, destaca Arley.
Segundo o censo, atualmente existem uma média de 1.300 alunos com deficiência matriculados na rede municipal, 211 deles são diagnosticados com TEA.
“Com esse espaço, os alunos com autismo ganham, as famílias deles ganham e a inclusão ganha. É um espaço que estará discutindo especificamente a temática do autismo. Os professores vão estar preparados, passando por constantes formações, e quando você especializa, atende apenas uma deficiência, a tendência é que o trabalho seja feito com maior qualidade, que os professores que estão ali são profissionais aptos, sabedores da deficiência da qual estão lidando, então a proposta será mais focada”, ressalta.
Ao saber das obras do Espaço de Atendimento ao aluno autista, Weemila Santos, 32 anos, demonstrou felicidade e vive a grande expectativa de ver o serviço em funcionamento. Ela é mãe do pequeno Nicolas Caleb, de 7 anos, matriculado na escola Francisco Sousa Ramos, onde vem sendo atendido pela sala de recursos.
“Ser mãe de uma criança autista é viver na aventura, é esperar uma vitória todos os dias. Para algumas mães que não tem filhos com essa dificuldade pode ser fácil, mas para nós que temos que vencer todos os dias as dificuldades deles, é complicado. Esse espaço vai ajudar muito, muitas famílias. A prefeitura tem de ser sensível a esta causa, porque tem muitas mães que necessitam, filhos à mercê, e eles têm de desenvolver, eles podem ser uma pessoa melhor que os outros. Criar, são muito inteligentes, quando estimulados no tempo certo. Eles podem entrar no mercado de trabalho, eu creio nisso”, pontua Weemila.
Weemila Santos, 32 anos, e o filho Caleb, de 7 anos
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio