CCZ: Equipes atuam contra leishmaniose no Residencial Tiradentes e Jardim do Éden
Durante toda a manhã desta sexta-feira (13), os técnicos e médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram nos residenciais Tiradentes e Jardim do Éden no núcleo São Félix/Morada Nova para fazer coleta de sangue de cães para exames na semana de combate a Leishmaniose.
No total mais de 200 animais foram submetidos a retirada de amostra de sangue para análise, há dois dias a mesma ação aconteceu em Morada Nova em dois pontos onde foram coletadas aproximadamente cem amostras de sangue, totalizando nas duas ações aproximadamente trezentas coletas.
No Residencial Tiradentes, Luiz Dias de Jesus, não perdeu tempo e correu com sua cadela Safira para poder ser retirada a amostra de sangue. “Na minha opinião, eu que gosto de cachorro, a melhor coisa é preservar o animal limpo, cuidar do lugar onde ele dorme e deixar sempre limpo. O melhor é cuidar bem do seu animal, isso é importante”, disse.
A dona de casa Vanda Alves, também não perdeu tempo e levou seu pequeno cão para retirar a amostra de sangue. “A importância do exame é porque essa doença, quando atinge o animal, pode estar levando até a morte. Cuidar dele é cuidar da gente também”, disse a dona de casa.
A tenda com os técnicos do CCZ foi montada na rotatória da rua principal do Residencial Tiradentes e teve até brincadeiras com bonecos e distribuição de ração. Houve também distribuição de repelentes para cães para evitar o mosquito transmissor da doença.
“Esta semana trabalhamos o controle da leishmaniose e estamos fazendo a coleta para realização de testes rápidos sorológico. É muito importante trazer o seu pet para o exame, pois muitos animais são assintomáticos e podem estar transmitindo para outros animais e para o ser humano. Se o resultado for positivo você pode tratar o animal, porém é uma doença que ainda não há cura, ou pode entregar para o CCZ”, explica o médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ.
Coordenador do CCZ Flávio Ferreira
O resultado dos exames sai em 10 dias e os donos dos cães podem ter acesso ao resultado nos locais de coleta onde serão afixados a relação dos cães submetidos ao exame ou diretamente no CCZ pelo número 3324-4411.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento