Semma: Cadela e filhotes são resgatados na Marabá Pioneira
Por meio de uma denúncia anônima, pelo Linha Verde, agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (SEMMA) resgataram uma cadela com quatro filhotes no núcleo Marabá Pioneira, na última segunda-feira.
De acordo com informações da SEMMA, o ex-tutor apresentou problemas psicológicos demonstrando incapacidade de manter os cuidados necessários com os animais. O próprio tutor entregou os animais por não ter condições de mantê-los.
A equipe da secretaria, composta por dois fiscais e um veterinário, avaliou os animais e os encaminhou para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Foi realizado teste rápido de leishmaniose na cadela que deu negativo. Os filhotes não realizaram por terem menos de quatro meses de vida.
A SEMMA agora aguarda interessados em adotar os animais. Além disso, também busca parceria de ong´s e abrigos que possam acolhê-los. Os interessados podem se dirigir à sede da secretaria, localizada na esquina das ruas Dr. Geni e Isaac Araújo, bairro Novo Horizonte, núcleo Cidade Nova.
O crime de maus tratos a animais está previsto na legislação de crimes ambientais pelo artigo 32 da Lei N°9.605 de 1998. Algumas práticas podem ser caracterizadas como maus tratos aos animais tais como abandonar, ferir, mutilar, envenenar, manter acorrentado permanentemente, deixar sem água e comida.
O Linha Verde funciona pelo telefone (94) 3311-3350 e recebe denúncias de crimes ambientais e maus tratos a animais. Paulo Chaves, coordenador de fiscalização da SEMMA destaca a importância de canais como esse para a denúncia de crimes de maus tratos.
“É importante denunciar. É por meio da denúncia que temos acesso a essas demandas, aos casos de crimes ambientais como os maus tratos a animais e o Lina Verde é o nosso canal oficial”, pontua.
Paulo Chaves, coord. da fiscalização da Semma
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação