Semed: Escola Pequeno Príncipe se prepara para retorno das aulas presenciais
Há um ano e cinco meses, desde que as aulas foram suspensas presenciais nas escolas públicas de Marabá por conta da pandemia do coronavirus, o cenário começa ganhar outra forma nos ambientes escolares da rede municipal de ensino. As salas de aulas já tiveram o retorno de um dos principais agentes da educação, o professor. No dia 09 de agosto, os educadores retornaram as atividades no ambiente escolar, embora o contato com os alunos ainda seja de forma remota.
Para a professora de matemática Asmavete Pereira, apesar da apreensão por conta da pandemia, o retorno presencial ao trabalho na escola O Pequeno Príncipe, na Folha 32, Nova Marabá, tem pontos positivos. “Você fica mais focado no que já estávamos fazendo antes da nossa casa, porque na verdade nunca paramos de dar aula”, destaca.
Para tentar driblar o vazio pela ausência dos alunos, a professora tem interagido ao máximo por meio dos recursos tecnológicos disponíveis: videochamadas, aulas on-line, envio de áudios por aplicativo ou simples trocas de mensagens de textos, vale usar todos os recursos possíveis para encurtar a distância com os protagonistas da escola, inclusive na alimentação da plataforma da Secretaria Municipal de Educação, onde os professores abastecem com vídeos e atividades produzidos por eles ou selecionados na internet.
“Nosso trabalho depende muito da internet. A gente faz um acompanhamento através de grupos do WhatsApp, onde a gente tira dúvida, posta aviso, conversa com quem está on-line com a gente. A gente também está usando a plataforma da Prefeitura. Muita gente posta aulas, posta um vídeo, material de leitura e atividades, e também aulas no Google Meet. É uma forma de interagir mais diretamente com nossos alunos porque depois que eles assistem os vídeos, às vezes não entendem, o que outro professor explicou e se torna mais fácil ouvir na voz da professora deles”, comenta a docente, que trabalha há 10 anos na educação no O Pequeno Príncipe.
Expectativa para o retorno dos alunos
Para a gestão das escolas, na expectativa do retorno das aulas presenciais, o maior desafio no momento é o de gerenciar as adequações físicas dos prédios escolares, com o suporte às aulas remotas, que, por enquanto, tem sido a modalidade de ensino exercida pelos professores, em especial pela oscilação da internet.
“No primeiro momento nós fizemos a reunião com os professores, expusemos as determinações do decreto municipal sobre a questão do retorno, como a forma de nós estarmos nos preparando para o retorno dos alunos, o que não difere muito do nosso trabalho quanto professor. E estamos criando a expectativa para o recebimento do nosso aluno, que é a parte mais importante nesse momento de pandemia, ainda de covid-19, e trabalhando todos os dias. Nesse retorno, sabemos que vamos ter um pouco de problema, devido à aprendizagem, mas vamos nos reunir para fazer uma avaliação do trabalho dentro da escola, a partir do retorno dos professores”, destaca Antônio Luiz Soares, diretor da Escola O Pequeno Príncipe.
A escola O Pequeno Príncipe, que atualmente conta com 509 alunos matriculados no ensino fundamental, está passando por pequenos ajustes e reparos de ventiladores e instalação de centrais de ar nas salas que ainda não possuíam. E com isso, todas as adequações quanto aos procedimentos sanitários para a evitar a proliferação do coronavirus.
Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado na formação dos gestores para a construção do plano de ação para o retorno das aulas presenciais, o que engloba medidas de prevenção contra o coronavirus, monitoramento dos estudantes e dos profissionais, entre outras.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio