Semed: Para retorno às aulas presenciais, EMEF José Flávio passa por readequação
Com a expectativa do retorno das aulas presenciais na rede municipal de Marabá, a atenção tem sido voltada para a preparação do acolhimento e segurança da comunidade escolar. Na escola José Flávio Alves, no bairro Nossa Senhora de Aparecida, os professores estão em sala dando continuidade às aulas remotas, por outro lado, o espaço escolar vem passando por adequações na estrutura física, com a implantação dos protocolos sanitários para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavirus.
Na entrada da escola foram instaladas pias e totens de álcool em gel para higienização das mãos, demarcação de rotas de passagem e fluxo com adesivos no solo, bem como fixação de cartazes e placas com orientações das medidas preventivas por todas as áreas, inclusive nos banheiros, além de frascos de álcool em gel espalhados pela unidade.
O gestor da escola Antônio Wagner da Silva, participante da formação promovida pela Semed para a construção de um plano de ação para o retorno das aulas presenciais, disse que na escola, por enquanto, a ideia é dividir o momento em duas etapas.
“Primeiro momento vamos chamar todos os professores, juntamente com o nosso apoio pedagógico para traçarmos o acolhimento contínuo para nossos alunos, seguindo todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, chamaremos a família porque entendemos que ela seja também, uma parceira na continuação do processo pedagógico educacional. Logo que a Semed soar os tambores estaremos prontos”, destaca o diretor.
O retorno dos docentes para as escolas e a expectativa das aulas presenciais
Há mais de 7 anos trabalhando na EMEF José Flávio, a pedagoga Sônia Maria Monteiro e os colegas de profissão vivem a expectativa e as incertezas do retorno das aulas presenciais, mas considera que o retorno dos professores para a escola tem sido tranquilo. Lá eles trabalham na entrega do caderno de atividades, no planejamento das aulas, além de corrigir atividades em feedback com os alunos, principalmente, por mensagem de aplicativo.
“O retorno está sendo bem tranquilo, a questão do home office é mais difícil. Aqui estamos preparados, só aguardando a Semed dizer que pode começar, porque nossa escola está toda organizada. Para nós as aulas presenciais são muito importantes, porque nas aulas remotas, mesmo dando o retorno das atividades, não é a mesma coisa”, avalia a docente.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio