Semed: EMEF João Anastácio de Queiroz se organiza para o retorno das aulas presenciais
Na escola João Anastácio de Queiroz, na folha 16, cada espaço está sendo preparado com muita dedicação para o retorno dos alunos. A escola que foi totalmente revitalizada durante a pandemia, agora está passando pelas adequações estruturais na implantação dos protocolos sanitários para evitar os risco de contaminação pelo coronavírus. Mas bem antes, a escola se preparou também para receber os professores. Além de medidas preventivas, acolhimento e apoio pedagógico. Dentre outras ações, a escola investiu em internet com os recursos federais recebidos.
“Estamos na organização, os professores retornaram a escola e estão dando aula on-line para os alunos. Para isso a escola colocou uma internet de qualidade, temos internet do Educação Conectada, para atender o professor nas suas necessidades. Estamos com medo do retorno, faz parte, mas estamos com muita vontade que aconteça logo, porque já são quase dois anos com nossos alunos fora e estamos angustiados. Toda a escola está ansiosa”, ressalta Mariluce Leal, gestora da EMEF João Anástácio.
Com os servidores já habituados ao uso das máscaras, será a vez do restante da comunidade escolar se adaptar à nova realidade, por isso, o espaço está passando por adesivação de avisos, informações e orientações para a comunidade em geral.
“Ainda tá chegando algum material, estamos aguardando a entrega das gráficas, mas até o dia das aulas iniciarem, com certeza a escola estará prontinha, toda sinalizada, e toda cheia de informação sobre o covid-19” informa a diretora que está participando da formação da Semed para a construção de um plano de retorno das aulas presenciais.
Com 9 anos atuando na rede municipal de Educação, a pedagoga, Lia Neri, está lidando com a incerteza do futuro e ao mesmo tempo com a ansiedade de acompanhar os alunos de perto.
“Continuamos com as aulas online, com o caderno que a Semed preparou, e assim a gente tá sendo muito cobrada pelos pais, querendo voltar. Eu até prefiro voltar, porque a gente tá recebendo os cadernos e eu não acredito no que estou vendo ali, eu quero acompanhar o desenvolvimento dos alunos de perto, com todas as condições necessárias pra gente se cuidar porque o mais importante é a nossa vida e a vida dos nossos alunos. Então, estou na expectativa desse retorno e se vai ser com segurança pra nós”, comenta a docente.
Lia Neri
A EMEF João Anastacio de Queiroz atende 578 alunos do ensino fundamental I e II, além do EJA.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio