Semed: Escola Cristo Rei recebe concerto de saxofonistas
A Escola Municipal Cristo Rei, no bairro Jardim União, núcleo Cidade Nova, recebeu, na noite da última segunda-feira (23), a apresentação do Grupo de Saxofonistas de Marabá – Louren Sax.
O grupo apresentou as canções Uirapuru, de Waldemar Henrique, Mini Suíte Paraense, de Walkimar Guedes, Louren (Uma canção pra dizer), de Clauber Martins, Foi Assim, de Paulo André e Rui Barata, e Brejeiro, de Ernesto Nazareth.
O concerto didático contou com um bate-papo com os estudantes da escola que puderam tirar suas dúvidas sobre a caminhada do grupo de saxofonistas e como foi o encontro deles com a música.
“O nosso trabalho é levar a música e fomentar nossa cultura, principalmente tudo o que diz respeito a nossa região. Fazer com que eles pesquisem sobre a cultura nortista, músicas, artes visuais, danças”, ressalta o maestro do grupo, Walkimar Guedes.
Na conversa com os alunos, houve a troca de experiências sobre disciplina, ensaios e estudos constantes de partitura e harmonia de grupo, promovendo momentos de incentivo, valorização e aprendizado aos alunos.
A apresentação teve um sentimento especial para Daniel Barbosa, que faz parte do Grupo Louren Sax. Ele estudou na Escola Cristo Rei no período de alfabetização.
“É uma experiência única poder retornar a um lugar que contribuiu para minha vida. Ver que continua a funcionar, é uma sensação de que logo, logo, mais crianças assim como eu fui um dia, também irá conseguir”, observa o saxofonista. É surpreendente conseguir alcançar a comunidade onde cresci. A experiência vivida é simplesmente de dever cumprido”, reitera.
O Louren Sax surgiu em 2014 e há três anos está com a formação atual de seis componentes. O grupo surgiu a partir de encontros e experimentações envolvendo o saxofone. Recentemente, foi contemplado com recursos provenientes do edital Multilinguagens da Lei Aldir Blanc e, com o incentivo, realizaram o projeto “Louren Sax pela cidade”, uma contrapartida social que conta com uma série de apresentações, uma delas na Escola Cristo Rei.
A escola possui o projeto Canta e Toca Cristo Rei, que busca fomentar as habilidades musicais dos estudantes e que estava com as atividades paradas por causa da pandemia. A diretora da escola, Gleide Hartuique, observa a importância da educação musical como ponto assertivo para o processo de ensino-aprendizagem.
“Abrir espaço na escola para esse concerto didático abre os horizontes para os alunos. Eles puderam tirar dúvidas e isso ajudou a injetar a importância da música no coração deles, dar um gás para voltarmos às nossas atividades”, reitera a diretora.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Jordão Nunes