Sevop: Folhas 28 e 29, na Nova Marabá, ganham mais acessibilidade
O canteiro, que separa as Folhas 28 e 29 na Nova Marabá, está ganhando uma nova passagem para atender os cadeirantes dos dois núcleos. Além da rampa, que já havia sido construída, ganha também nova acessibilidade entre a rua e calçada, junto com nova pintura da faixa de pedestres no local.
O estudante Gabriel da Silva Jansen, cadeirante há três anos e morador da Folha 29, Nova Marabá, sabe das dificuldades em ter acesso aos núcleos e agora com os novos serviços sendo realizados, a vida dele e dos demais cadeirantes dos dois núcleos possibilita mais agilidade para resolver as situações do dia a dia. “É uma obra muito importante para nós, principalmente para mim que sou cadeirante, e aqui na 29 contabilizamos 12 pessoas com deficiência sem falar nos da 28 que também serão beneficiados com essa obra. É gratificante para mim porque ver essa atenção com a gente eu acho importante porque vai melhorando a acessibilidade no município”, disse.
Mas os cadeirantes ainda têm outro desafio: conviver com os motociclistas que não respeitam os locais de acessibilidade dos cadeirantes e utilizam o desvio com as motocicletas, irregularmente, disputando espaço com os deficientes e proporcionando risco. “Esse é outro problema que temos que enfrentar neste trecho, mas o engenheiro está analisando uma forma de construir barreiras, que dificultem a passagem dos motociclistas”, lamenta Gabriel Jansen.
A construção deste novo trecho com acessibilidade partiu de um pedido dos próprios cadeirantes ao vereador Deodato do Espírito Santo, o Dato do Ônibus, que levou a reivindicação para a sessão da Câmara de Vereadores e encaminhou ao prefeito onde foi atendido o pedido.
“A Folha 29 já precisava de mais mobilidade e foi um pedido deles e nós nos sensibilizamos e melhoramos a rampa de acesso e ainda falta detalhes do projeto e também em outros pontos vou levar ao conhecimento do executivo para atender essa categoria e a Câmara de vereadores está imbuída nesse trabalho de atendimento a esse grupo de pessoas e também aos demais”, explica o parlamentar.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros