Secult: A Biblioteca Municipal Orlando Lobo conta mais de 10 mil títulos literários
Passar, caminhar e muitas vezes não conhecer o que a cidade tem a oferecer, um exemplo disso é a Biblioteca Municipal Orlando Lobo, localizada na Praça São Félix de Valois, no Núcleo Marabá Pioneira. Local que chama atenção por sua arquitetura, fruto de uma obra realizada em 1930.
Mas o que muitos não sabem é que, este prédio histórico, possui também, um acervo de mais de 10 mil exemplares dos mais diversos gêneros, desde a literatura infantil, infanto-juvenil, livros regionais, de línguas estrangeiras, romances, poesias, de áreas específicas do conhecimento e muitos outros.
De acordo com a coordenadora da biblioteca, Evilangela da Silva Lima, o prédio foi construído na década de 1930, para ser o mercado municipal local. Com o tempo, este lugar foi deixando de ser o ponto principal do comércio, já que a cidade se expandia para outros bairros, surgindo novos núcleos econômicos. “O prédio ficou um pouco esquecido por um período, o que mobilizou vários artistas locais solicitando a sua transformação em um centro cultural”, explica.
Evilangela da Silva Lima, coord. da Biblioteca
A biblioteca foi inaugurada em 2008, recebendo o nome de Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, em homenagem ao morador da cidade que possuía um comércio e incentivava os artistas regionais, expondo o seus trabalhos no estabelecimento em que trabalhava.
O espaço possui acesso à internet e está aberto a estudantes, leitores e pesquisadores e o horário de funcionamento é das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira. “Os usuários podem se cadastrar na biblioteca e levar livros para ler em casa e também recebemos doações de livros que farão parte do nosso acervo” afirma a coordenadora da biblioteca.
Quem desejar pode doar livros não didáticos para o acervo. Informações no telefone 94 99171 7690
Com a pandemia, a Biblioteca passou a fazer programação on-line com lançamento de livros, contação de histórias e muito mais.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento e Sérgio Barros