Covid-19: Vacinação de adolescentes dos 12 aos 17 anos é marcada por irreverência
Alegria, irreverência, música e muita gente ansiosa marcaram o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes de 12 a 17 anos em Marabá, nesta quarta-feira, 1º de setembro. Pais e mães, tios e tias, vovôs e vovós acompanharam os adolescentes para receber a primeira dose da vacina.
A equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma recepção diferente, bem ao estilo dos adolescentes, com pinturas nos rostos, fantasias e muita alegria para envolver a todos neste momento tão importante.
Adolescentes como Júlio César dos Santos, de 17 anos. Ele veio acompanhado da mãe, a esteticista Luciene Maria dos Santos e destaca a vontade de voltar a normalidade da vida. “Queremos voltar a normalizar a minha vida, rever os amigos e cumprimentar a todos sem muito perigo e voltar para a escola”, disse.
A mãe estava bastante emocionada pela vacinação do filho. “Importantíssima a vacinação até porque queremos preservar a vida e. Temos que buscar toda a eficiência da ciência, a vida é tudo para nossos filhos e há muito tempo esperávamos esse momento”, disse Luciene Maria dos Santos.
Carla Magon trouxe as duas filhas para se vacinar, Laura de 15 e Helena de 17 anos, para ela esse é um momento muito importante para a família. “É importante para voltarmos a ter a convivência de todos e estamos ansiosos e graças a Deus estamos muito satisfeitas”, disse Carla Magon.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, enfermeira Mônica Borchart, lembra que todos os adolescentes devem vir acompanhados com um responsável adulto e estar munidos de todos os documentos pessoais e a declaração.
“Hoje a gente iniciou a vacinação de 12 a 17 anos e pedimos a população para ter calma, vai ter vacinação para todos e não precisa vir no primeiro dia. Fizemos quase 2 mil doses em menos de duas horas e vamos ficar até sexta-feira. Tragam toda documentação necessária”, informa Mônica Borchart.
Mônica Borchat, diretora da atenção básica e Gisele Leite, enfermeira
A Secretaria de Saúde também lembra que continua a campanha de vacinação para a segunda dose aos profissionais da educação e também à população em geral com data para este período de vacinação dos adolescentes.
A campanha de vacinação para os adolescentes segue até sexta-feira, 3, no Centro de Convenções no núcleo da Nova Marabá. Dona Nazaré Damasceno trouxe o filho de 17 anos para receber a primeira dose da vacina. “Ja esperava muito esse momento e hoje tenho a felicidade de trazer o filho para vacinar e isso é importante”, disse.
Nazaré Dasmasceno e seu filho Gabriel
“Estava com muita expectativa e quero muito que as aulas voltem ao normal”, disse Gabriel Damasceno, 17 anos, vacinado com a primeira dose contra a Covid-19.
Gabriel Damasceno, 17 anos
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento