Semed: Comitê da Escola José Alves vai monitorar medidas de higiene e segurança
A movimentação na escola José Alves de Carvalho, localizada no bairro Independência, retrata o novo cotidiano das escolas municipais na preparação para o retorno das aulas presenciais. Por lá, os professores do 1º ao 5º ano se revezam entre o recebimento dos cadernos de atividades, aulas remotas e a produção de materiais pedagógicos para ornamentação do espaço escolar.
A ansiedade toma conta da pedagoga Tina Mesquita, professora do 5º ano. Ela lembra que já são quase 2 anos em contato com os alunos de forma remota e a expectativa para o reencontro é grande. A preparação da sala de aula está sendo aos moldes de inicio do ano letivo.
“Preparando a sala com o bem-vindo, os combinados, porque nesse momento de pandemia terá os combinados de lavar as mãozinhas, utilizar o álcool, manter o distanciamento um do outro, tudo isso temos de levar em consideração até segunda ordem. Estou muito ansiosa. É como se fosse o inicio do ano”, enfatiza a professora.
Dentro das ações realizadas pela EMEF José Alves estão a sinalização do piso, placas de orientação, pias instaladas na entrada da escola para higiene das mãos, além de salas decoradas e painéis de boas vindas. Nos corredores os pontos de álcool já estão disponíveis fixados nas paredes. Outros espaços vão receber também distribuidores para o papel toalha. O gestor Valdivino Silva destaca que o possível está sendo feito para oferecer segurança à comunidade escolar.
“Estamos no processo de sinalização. Algumas já estão instaladas como sinalização de prevenção, de cuidados, de orientação. A gente também está orientando os pais por meio dos grupos, fazendo chamada de vídeos, procurando de todas as maneiras deixar nosso público orientado, sobre os protocolos” ressalta o gestor.
Quanto à questão socioafetiva das crianças nesse retorno pós-pandemia, o gestor garante que isso tem sido um dos principais focos do plano de retorno.
“O interessante que esse plano de ação traz é a questão do acolhimento. Estamos tendo esse cuidado de como acolher, como ele vai se sentir aqui após esses dois anos. Precisamos estar preparados. Montamos um comitê, formado por professores, pais e alunos, que vai monitorar toda essa orientação que será executada dentro da escola pra que nossos alunos e funcionários se sintam seguros”, finaliza.
A escola José Alves de Carvalho atualmente tem 498 alunos matriculados, cursando entre o 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escola atende, além do bairro Independência, os bairros adjacentes Liberdade, Novo Planalto e Jardim União.
Veja outras fotos:
Texto e fotos: Leydiane Silva