Saúde: Vacinação contra gripe continua nos postos de saúde
Fortalecer a imunidade contra a influenza (gripe) é possível por meio da vacina e o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacina da gripe é trivalente, protege contra 3 tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Segundo o Ministério da Saúde, mesmo contraindo a doença, os sintomas certamente serão mais leves para quem tomou a vacina. Mas apesar da disponibilidade na rede, o marabaense deixou a desejar na procura pelo imunizante e o município atingiu apenas 63% da meta, que era de vacinar 90% da população estimada, na campanha contra a gripe.
Fernando Gomes, coordenador da imunização, alerta sobre a importância de procurar as UBS para as demais vacinas. É que apesar da pandemia de coronavirus, os outros vírus continuam existindo e a única maneira de combatê-los é com a vacina.
“Oriento toda a população que compareça aos postos de saúde. A vacina está disponível em todas as unidades em Marabá, assim como temos várias outras vacinas disponíveis também. As pessoas estão muito preocupadas com a covid e esquecem das outras patologias, que precisam ser combatidas, sobretudo aquelas que constam no calendário nacional”, enfatiza o coordenador, acrescentando que o intervalo entre a vacina da gripe e a da covid-19 é de 14 dias.
Na UBS Pedro Cavalcante, localizada temporariamente no bairro Novo Horizonte, ao lado da Praça Nossa Senhora da Conceição, a sala de vacina funciona o dia inteiro até às 17 horas, quem chegar por lá não sai sem a vacina da influenza, garante Ocilda Barros, gerente do posto.
“Aqui temos tido uma demanda razoável, bem compensada. Vem adulto, idoso, criança e gestantes. Começa às 8h da manhã e às 17 horas a gente guarda. Quem quiser tomar a vacina basta trazer o cartão SUS e documento com foto. Para crianças, é necessário também trazer o cartão de vacina”, esclarece a gerente.
A auxiliar administrativa Karoline Henriques procurou a UBS para atualizar a carteira de vacinação. O imunizante contra a influenza foi uma exigência do trabalho, para prevenção dela, dos colegas e dos clientes. “A gente fica muito exposta no atendimento ao público, e está dando surto de gripe, é complicado. Lá no trabalho, graças à Deus todo mundo tá vindo vacinar. E é isso, todo mundo deve se vacinar, e viva o SUS”, incentiva.
Foi a primeira vez que o caminhoneiro Marcelo Coelho, 47 anos, tomou a vacina. Ele buscou a UBS por causa da antitetânica, mas chegando lá, não desperdiçou a oportunidade de se imunizar contra a influenza. “Eu viajo muito, estava desinformado da disponibilidade da vacina. Gostei muito, porque agora vou melhorar um pouco na gripe, eu vivo o ano todo gripado, mas acredito que vai melhorar porque disseram que ela é boa”, disse confiante Marcelo.
A dona de casa Vânia Souza, 50 anos, também buscou a vacina pela primeira vez. “O povo fala que é melhor para prevenir contra a gripe e também por causa do corona porque fortalece mais a imunidade da gente. Lá em casa meu esposo sempre toma as vacinas, agora vou trazer meus filhos também” afirma.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio