Semel: Projeto Saúde em Dia orienta atletas amadores
Correndo, caminhando, ou pedalando a prática de atividades físicas logo cedo ou no fim da tarde, vem ganhando cada dia mais adeptos em Marabá. Porém, muitos iniciam as práticas sem nenhuma orientação de um especialista o que pode vir a resultar em sérios problemas de saúde.
Por esta razão a Secretaria de Esportes (Semel), criou o projeto Saúde em Dia, que visa acompanhar os atletas de rua com cuidados com a saúde como aferição da pressão, peso, teste de glicemia, orientação com educador físico sobre o melhor desempenho e cuidados na hora da prática esportiva.
O militar aposentado Jorge Augusto de Castro Teixeira, está todos os dias na Avenida Minas Gerais, no bairro Novo Horizonte, fazendo sua prática diária de caminhada. Quando viu as equipes do projeto resolveu parar para verificar sua pressão. “Muito bom, fazia tempo que não tinha esse serviço aqui e faz tempo que faço caminhada. Vi a equipe e resolvi fazer os exames e saber como anda minha saúde”, disse Jorge Augusto.
A dona de casa Vagna Lima de Araújo também não perde a oportunidade de vir fazer seu exercício diário. Ela conta que desde que iniciou a prática não havia ainda recebido orientação de um especialista. “O serviço é muito bom, ótimo, excelente, porque tem muita gente que caminha sem orientação nenhuma e agora as pessoas ficam sabendo o que está acontecendo com seu corpo”.
O projeto Saúde em Dia, acontece na Praça da Criança, toda segunda-feira no horário de 6 às 7:30, na pista de caminhada do Aeroporto, as quartas-feiras, no horário de 6 às 7:30 e também na Avenida Minas Gerais as quintas-feiras no horário das 6 às 7:30 da manhã.
“Percebemos ao longo dos dias que o número de corredores só aumenta e muitas pessoas procuram por mais saúde e nós desenvolvemos aqui na Minas Gerais, no aeroporto e na Praça da Criança esse projeto de acompanhamento e também as orientação”, explicou Thiago Miranda, Secretário Municipal de Esportes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Belo Horizonte