Semed: Todas as escolas do campo em preparação para volta às aulas presenciais
As 94 escolas localizadas em comunidades rurais de Marabá estão nos últimos preparativos para a volta às aulas na forma presencial. As equipes gestoras e os educadores estão preparando os ambientes internos, promovendo reuniões periódicas para realizar uma recepção calorosa aos alunos.
É o que está acontecendo, por exemplo, na Escola Família Agrícola (EFA). Segundo o diretor Rafael de Sousa Marques Soares, há vários dias a equipe gestora iniciou os trabalhos preparativos para a volta às aulas em conjunto com os nove professores que atuam naquela unidade, oito servidores de apoio, 4 vigilantes e 4 merendeiras. Ele recorda que, no sistema normal de ensino, a EFA funciona 15 dias com turmas do 6º e 7º anos e 15 dias com turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Todavia, nesse período de retorno das atividades presenciais, a partir de meados de setembro, os professores ficarão uma semana com cada turma para diminuir a quantidade de alunos na escola.
Atualmente, segundo o diretor há 74 alunos matriculados na Escola Família Agrícola, vindos de várias comunidades rurais diferentes, que estudam em regime de alternância para ter tempo de ajudarem os pais em suas propriedades.
A Escola Família Agrícola tem uma camionete para dar suporte às atividades pedagógicas e também para atendimento célere em caso de um aluno adoecer e precisar ser levado para um hospital.
Os principais objetivos da EFA é a formação integral dos alunos e a promoção do meio rural, buscando interagir escola-família, articulando esses dois ambientes como espaços de aprendizagem contínua, valorizando as informações da cultura rural e o calendário escolar.
Texto e fotos: Ulisses Pompeu