SDU: Crianças participam de Escolinha de Capoeira no Residencial Jardim do Éden
Uma arte que pode ser praticada por todas as faixas etárias tem atraído a atenção e aguçado o gosto da criançada no Residencial Jardim do Éden, no núcleo de Morada Nova. A capoeira está fazendo parte do dia a dia dessas crianças, que integram o projeto de trabalho técnico social desenvolvido pela Prefeitura de Marabá, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEASPAC), e Caixa Econômica Federal.
Trinta crianças participam três vezes por semana das oficinas de capoeira com o contramestre Bahia, do grupo de Capoeira, Filhos de Luanda. A coordenação do projeto faz o cadastro da criança e dispõe de uniforme para cada um dos alunos. O contramestre explica que a capoeira garante mais disposição às crianças para que elas possam seguir bem nos estudos e outros benefícios para o corpo e mente.
“A capoeira tira a ociosidade dessa galera e é muito bom também, pois tira essas crianças da rua, resgata para a prática de esportes e nessa pandemia muitos ficaram em casa e agora estão retornando às atividades e a capoeira é muito bom por isso estamos trabalhando com essas crianças para mostrar outro futuro para eles, além da capoeira tem outras atividades também aqui no projeto”, destaca.
O projeto de Trabalho Técnico Social já está em execução há três meses e vem desenvolvendo junto à comunidade do Residencial Jardim do Éden diversas ações, entre as quais estão a oficina de capoeira para as crianças, cursos profissionalizantes para adultos, acompanhamento social junto às famílias com vários profissionais: pedagogos, assistentes sociais, administradores entre outros.
Lucia Martins do Nascimento, coordenadora do Projeto, diz que ele tem duração de 12 meses e uma lista imensa de ações como cursos para as mulheres, orientações para as famílias e um olhar todo especial para as crianças. “Este projeto faz parte da construção do Residencial e deveria ter acontecido no período de construção, mas por vários motivos não foi realizado em tempo da construção. Estamos recebendo uma receptividade muito boa da comunidade, pois são diversos serviços em execução e ainda teremos vários outros”, destaca.
Uma equipe do projeto fica permanentemente no Residencial realizando atendimento individual para os moradores. E neste mês de setembro estão programadas palestras sobre saneamento básico, curso de pedreiro, palestras com idosos e um passeio pela cidade com direito a café da manhã, banho de piscina e almoço.
[Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento