Saúde: UBS Demósthenes Azevedo realiza visita domiciliar aos pacientes
Nos bairros da Velha Marabá, o atendimento médico chega à casa dos pacientes todas as sextas-feiras. Uma equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo, no bairro Francisco Coelho, composta por médica, técnico em Enfermagem e o Agente Comunitário de Saúde (ACS), realiza visita aos pacientes que não podem ir até ao postinho fazer a consulta. A equipe sai logo cedinho da UBS com as fichas dos pacientes em mãos. Durante a semana, o ACS já fez a visita e o levantamento do quadro de saúde do paciente.
Dona Maria Nair Gonçalves, de 78 anos, moradora da rua Benjamim Constant, é mãe de Daniel Gonçalves, de 40 anos, que tem um quadro de transtorno mental. Semanalmente, a médica acompanha a situação do paciente. “A visita foi muito boa e que Deus abençoe todos eles, isso é muito bom, eu já conheço todos eles e sempre é muito bom a visita porque chega pra cuidar da gente, só tenho a agradecer o trabalho deles”, diz dona Nair Gonçalves.
Na sexta-feira (3), a equipe da médica Josefina da Palma, da UBS Demósthenes Azevedo, realizou sete visitas, nas ruas Benjamin Constant, Magalhães Barata e rua 27 de Março, na Marabá Pioneira. A médica explica que o trabalho é necessário, pois é preciso acompanhar os pacientes, e, em caso de maior gravidade, encaminhá-lo ao hospital.
“A nossa comunidade tem pacientes que não tem condições de ir até ao postinho, então os Agentes Comunitários fazem essas visitas e levam para o nosso conhecimento as necessidades, e então vamos até aos pacientes acamados, puérperas e pacientes de todas as idades. Fazemos curativos, medicações e orientações, e, à medida da necessidade, vamos até ao paciente e em casos mais graves encaminhamos até ao HMM”, explica a médica.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento