Sete de setembro: Hasteamento da bandeira é realizado na Marabá Pioneira
Na manhã desta terça-feira (7) , em comemoração a Independência do Brasil e ao feriado de Sete de Setembro, aconteceu o hasteamento da bandeira do Brasil em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho (MMFC) na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira. O evento, que reuniu poucas pessoas e cumpriu com os protocolos de segurança, contou com a participação de autoridades locais e as bandeiras de Marabá, do Pará e do Brasil foram hasteadas.
De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Vanda Américo, a FCCM e a cidade de Marabá se preparam, todos os anos, para essa data que é importante e faz parte da história de todo brasileiro. “Pelo segundo ano estamos nos adaptando e vivendo de forma diferente, pelo momento da pandemia, mas não podíamos deixar de fazer uma homenagem a Independência do Brasil, cantando hinos e celebrando esse dia. Trouxemos a banda de música da Fundação e participamos juntos do hasteamento da Bandeira Nacional.”
Wânia Gomes, diretora do MMFC, disse que este evento foi pensado para que a homenagem pudesse ser feita, mas cumprindo os protocolos e em um local amplo, com o uso de máscaras.
“Por tudo que aconteceu em 2020 e continua até os dias de hoje, tentamos fazer um momento simbólico, com a banda do município para homenagear esse dia. Não foi feito convite a população, mas muitas pessoas que vêm a Marabá Pioneira, pela importância da data, pararam para assistir”.
Wânia Gomes, diretora do MMFC
Ronny Ramos, maestro substituto da Banda de Música da FCCM, conta que a banda se reuniu durante algumas semanas para ensaiar e realizar essa apresentação. “Viemos com aproximadamente 30 músicos, que nos auxiliaram, para que essa apresentação acontecesse da melhor forma. Apesar das restrições e da falta do público, o espírito e a vontade de fazer essa apresentação foi a mesma.”
Ronny Ramos, maestro substituto da Banda de Música da FCCM
Maria Dalila Ramos, dona de casa, veio prestigiar a apresentação do filho, que faz parte da banda de música da FCCM. “É um momento muito bonito e faz parte da tradição de comemoração ao Sete de Setembro. A família toda sempre vem prestigiar, mas neste ano, por conta da pandemia, não vieram. Esse é um ano atípico, mas não podemos deixar de comemorar a Independência do Brasil, e se Deus permitir, no próximo ano tudo voltará ao normal.”
Maria Dalila Ramos, dona de casa
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento