Semed: Alunos retornam às aulas presenciais
Adaptações, máscaras, distanciamento e protocolos de segurança, essa é a nova realidade dos alunos que retornaram às aulas presenciais hoje, segunda-feira, dia 13. O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria da Conceição S. Pereira, no bairro Amapá, que atende 165 crianças de 3 a 5 anos, foi todo adaptado para recepção desses estudantes. Além do NEI Maria da Conceição, mais de 200 escolas, tanto da zona urbana, quanto rural voltam à ativa nesta segunda-feira, com a capacidade reduzida e cumprindo todos os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária.
A coordenadora do NEI, Ednólia Silva Araújo, diz que antes do retorno aconteceram treinamentos para que tudo ocorresse da melhor forma. “Fizemos as adaptações necessárias na escola para que os alunos fossem recebidos cumprindo todos os protocolos de segurança. Os pais e alunos, também, foram orientados para que o nosso retorno fosse seguro.”
De acordo com a diretora Maria Joilda dos Santos, todo o quadro de funcionários estava muito ansioso para a volta às aulas. “Apesar de conhecermos como funciona o processo educativo, o desafio está em aplicá-lo neste período de pandemia. A equipe gestora teve 4 dias de treinamento na Semed, após isso, capacitamos a equipe do Núcleo e foi criado um comitê para adaptarmos todo o nosso espaço. Tivemos até mesmo o preparo, para acolhermos de forma assertiva e carinhosa os alunos sem precisar do toque.”
A professora Maria Valdirene Souza, que leciona para crianças do Jardim I, de 4 anos, conta que o maior desafio nesse retorno é uma educação afetiva, mas sem contato físico. “As crianças, pelo tempo que passaram em casa, estão mais inquietos e dispersos, será um desafio ensinar e retornar cumprindo com as normas de segurança, mas nos preparamos e estamos felizes por essa volta.
Professora Maria Valdirene Souza
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Ascom