Covid-19: 2ª dose da vacina é aplicada no Centro de Convenções
O mutirão de vacinação contra a covid-19 está acontecendo para pessoas com a segunda dose em atraso ou agendadas até sexta-feira, dia 24/09, no Centro de Convenções de Marabá. Estão sendo aguardadas 5.600 pessoas para esses dois dias de vacinação (23 e 24/09). O município tem disponível todas as vacinas aplicadas na primeira dose.
“Tivemos uma aderência muito grande das pessoas. Só neste primeiro dia, no meio da tarde, já alcançamos uma média de 3 mil vacinados, isso nos deixa felizes porque todo mundo entendeu o quanto é importante fechar o ciclo de vacinação, ele se inicia na primeira dose e se encerra na segunda dose”, esclarece Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta quinta-feira (23), a jornalista Elizabete Ribeiro foi ao Centro de Convenções. Ela enfrentou fila, mas o processo foi rápido. “Fluindo bem mais rápido do que a primeira dose, eu tomei na Cidade Nova a primeira dose, demorei cerca de 1 hora todo o procedimento e hoje foi em torno de 20 minutos. É uma grande felicidade, em casa tenho dois grupos de risco e eu estar conseguindo a imunização completa me dá garantia de que eu posso continuar cuidando deles em casa com toda a tranquilidade”, enfatiza a jornalista.
Vale ressaltar que, para aplicação da segunda dose, as pessoas devem apresentar a declaração preenchida, documentação, cartão Sus e comprovante de residência.
Baixe a declaração:
Os próximos calendários, inclusive da vacinação itinerante, serão divulgados nas redes sociais da prefeitura.
Repercussão
Joizael Do Carmo Amarante sabe que a vacina dele pode beneficiar outras pessoas, por isso, foi em busca da segunda dose. “A imunização é pra todos, quando o vírus chegar vai bater de frente com a imunização da vacina”, comenta o trabalhador de transporte de valores.
Para a esteticista Edinete Ribeiro, o momento é único. Ela teve duas perdas na família e faz questão de contribuir com a prevenção contra a doença. “Só o fato de estarmos recebendo essa vacina hoje, dar aquele descanso, de estar protegido, é muito importante. Minha família toda tomou a vacina. Meu marido foi uma pessoa que pegou a covid e por pouco não o perdi, então a gente dá graças a Deus pela medicina estar nos proporcionando esse momento”, observa.
O casal Pedro Marinho e Rita de Cassia foram juntos completar o esquema vacinal contra a covid. A prevenção tem uma importância valiosa pra família deles, que já conviveu com a doença. “Um momento histórico estar aqui recebendo essa imunização, tanta gente não teve a mesma oportunidade. É mais uma etapa que faz a gente se sentir mais seguro”, destaca Pedro.
“Imunização pra ver nossos filhos crescerem e passarem por essa pandemia. Foi muito difícil e ainda está sendo em muitos lugares, mas a gente conseguiu estar aqui hoje tomando a vacina”, enfatiza Rita.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio