SDU: Projeto proporciona qualificação profissional para a comunidade do Residencial Jardim do Éden
Um grupo de 20 mulheres do Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova, estão aprendendo na prática a confeccionar sacolas ecológicas em um curso realizado pela Prefeitura de Marabá (PMM). O curso de sacola intensivo faz parte do cronograma de atividades do Projeto Técnico-Social (PTS) do empreendimento e é financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF). A empresa responsável pela execução das ações é a Abradesa, contratada pela PMM e CEF.
Lúcia Martins, assistente social da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), explica que o PTS tem duração de 12 meses e este é o 4º mês de atividades. As ações são trabalhadas nos eixos socioeconômico, ambiental, fortalecimento social e empreendedorismo. Além disso, todo o material utilizado nas atividades é totalmente gratuito para os participantes, a exemplo do curso de sacola, onde estão disponibilizados tecido, linhas, tesoura, máquinas de costura e demais materiais.
“As pessoas que vieram morar aqui são de vários distritos, então é importante que se faça esse trabalho pra que elas possam se conhecer. Temos aqui atividades para as faixas etárias”, comenta a assistente social.
Para as crianças está sendo ofertado curso de capoeira com duração de cinco meses. Aos jovens e demais moradores são direcionados cursos e oficinas profissionalizantes, bem como, palestras de temas atuais, a exemplo, gravidez na adolescência, violência e entorpecentes. Com idosos são desenvolvidas atividades de lazer. Aliás em outubro, a programação se estenderá desde ações enfatizando a campanha outubro rosa voltado às mulheres até a comemoração pelo dia das crianças, que acontecerá dia 09.
Curso de sacola ecológica
Kelvia Duarte, artesã e instrutora do curso, explica que está sendo ensinado aos participantes desde a teoria até a prática de corte, uso das máquinas de costura, mas também a customização e dicas de comercialização dos produtos. “Ensinamos desde o início cortar tecido, enfiar linha na agulha da máquina. São sacolas boas pra venda. Então queremos que elas aproveitem, não guardem o curso na gaveta, que tenham criatividade”, pontua a instrutora.
Valdinete Ribeiro, 46 anos, é uma das primeiras moradoras do local e viu no curso de sacola a oportunidade de praticar o artesanato. “Estou amando, gosto de mexer com artesanato. E é importante porque você aprende uma profissão e pode no futuro vender, ganhar o seu dinheiro, trabalhar em casa, divulgar na internet, e já aprende uma profissão”, destaca a vendedora.
A dona de casa Jeronice Maria de Jesus Santos, 59 anos, olhando para o futuro, observa que o curso vai ser útil para toda a comunidade. “Vai chegar uma época que a gente não vai mais usar sacola de plástico, então, esse trabalho é significante porque como estamos aperfeiçoando nessa técnica vai ser grande vantagem pra nós e pra população. E muitas das pessoas aqui precisam trabalhar e isso vai gerar renda”, enfatiza.
Jorenice Maria Kelvia Duarte Valdinete Ribeiro
Outros cursos e como participar
De acordo com Lúcia Martins, paralelo ao curso de sacolas intensivo, a Prefeitura realiza o curso de auxiliar administrativo e está previsto para outubro o curso de atendente de farmácia. Os interessados em participar dos cursos devem procurar o plantão social, no centro comunitário do residencial, às terças e quintas-feiras e comprovar moradia no Jardim do Éden.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio