SMS: Programa Saúde na Escola discute depressão e suicídio com alunos do Darcy Ribeiro
Um dia bem diferente aconteceu na vida dos alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro nesta quarta-feira (29), quando os profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, levaram temas para discussão em sala de aula com os alunos, professores e coordenadores.
Os profissionais de saúde, através de rodas de conversas, debates e palestras em sala de aula, discutiram sobre a Campanha de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio, em comemoração ao Setembro Amarelo. O alvo principal da campanha são os jovens e adolescentes.
E depois de uma manhã de muitas informações e alertas, os alunos mostraram o que aprenderam com os palestrantes sobre depressão e outros problemas psicológicos . O estudante Jamesson Feitosa da Silva, 17 anos, sabe agora a importância de se dar atenção para as pessoas que passam por esse problema.
“A saúde contra a depressão é muito importante e você tem que dar atenção aos amigos, parentes e a nós principalmente. Se você puder se cuide que é muito importante a saúde”, disse Jamesson Feitosa da Silva, estudante do 9º ano.
“Eu aprendi hoje através das orientações que devemos ter preocupação com a família e também observar as mudanças no comportamento e principalmente a nós também. Essa é uma doença que atinge hoje milhares de jovens”, disse Ítalo Felipe Santos Lopes, 14 anos, estudante do 9º ano.
A jovem Jamile de Jesus Pereira, 15 anos, diz que é preciso dar atenção às pessoas. “Eu aprendi que a gente tem que dar mais atenção às pessoas porque no decorrer do dia a dia as vezes não temos tempo de ficar ouvindo os problemas dos outros mas agora eu sei que temos que dar atenção mais para as pessoas mas a depressão não é o único problema que acontece tem vários outros problemas também”, disse a jovem Jamile, estudante do 9º ano.
O Programa Saúde na Escola atende alunos de 72 escolas compactuadas tanto na zona urbana quanto na zona rural através de 15 ações que são desenvolvidas junto aos alunos da rede pública municipal e incluindo tanto profissionais da saúde, quanto da área da educação.
“As ações no município tem acontecido em todas as escolas compactuadas ao programa e esta semana estamos nas escolas falando sobre a prevenção ao suicídio em comemoração ao setembro amarelo e vamos realizar essas e outras ações do programa em parceria com a Semed e também com as universidades Carajás e Pitágoras”, informou Tacilene Cristina dos Santos Varela, Coordenadora do Programa Saúde na Escola.
A direção da escola agradeceu a iniciativa do programa pois envolveu a comunidade escolar com ações direcionadas tanto aos alunos quanto também aos professores.
“Nós somos seres singulares e de uma complexidade muito grande e recebemos alunos na escola com uma carga de complexidade muito grande é um recorte da vida que eles trazem para a sala de aula e isso precisa ser trabalhado e esse programa é de fundamental importância pois revela que nossas instituições se importam com a vida porque o problema discutido hoje ele é real e precisa ser combatido”, esclareceu a professora Antônia Lima Barros, Coordenadora Pedagógica da escola Darcy Ribeiro.
Antônia Lima Barros, Coord. Pedagógica da escola Darcy Ribeiro
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento