SEMEL/SMS: Programação do Outubro Rosa conta com ginástica para Mulheres
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram a campanha Outubro Rosa que tem como público-alvo mais de 800 participantes do projeto Ginástica para Mulheres, desenvolvido em 14 polos da cidade. A abertura dos aulões foi realizada nesta terça-feira (05), na Praça do bairro Liberdade.
“Esse ano a gente resolveu fazer o Outubro Rosa diferente, já que é saúde da mulher, prevenção, entramos em parceria com a Secretaria de Saúde. Hoje damos o pontapé inicial porque vamos fazer em todos os polos, até com junção de alguns, pra que a gente possa cumprir essa meta do Outubro Rosa que é o mês inteiro. Isso é importante para concientização, e também para cuidar um pouco mais, dando orientações de que precisam procurar o posto de saúde, fazer o exame periodicamente e o autoexame também”, destaca Jackeline dos Reis, coordenadora do projeto.
Na ação, a equipe da SMS ofereceu os serviços como aferição de pressão, teste de glicemia e palestra sobre o câncer, como explica a Mayana Lima, na ação representando a coordenadora da Saúde da Mulher. “Estamos aqui no intuito de promover a prevenção ao câncer de mama, que é um dos maiores focos da campanha mundial. Além de aferir pressão, teste de glicemia, palestraremos acerca de como elas podem prevenir o câncer de mama, não só com a ginástica, mas através também da alimentação e vamos fazer ainda outras orientações relacionadas ao tema”, pontua Mayana.
A professora Angelina Celestino trabalha com as mulheres de polos do núcleo Cidade Nova e reconhece o quanto a campanha é importante para motivá-las na luta contra o câncer. Ela observa que vários casos da doença foram detectados em campanhas como esta. Mas também ressalta o quanto o trabalho do projeto tem ajudado na saúde delas, sobretudo com oferta de aulas de calistenia (uso do próprio corpo para aumento da massa muscular).
“São mulheres de várias idades com vários fatores de problemas de saúde, e o aulão representa muito para elas. Um trabalho voltado tanto para o físico quanto para o mental. Em outras campanhas, algumas mulheres descobriram o câncer no começo, entraram em tratamento de quimioterapia e depois voltaram para fazer atividade física. Porque a gente não dá só aula de dança, tem também a aeróbica, funcional chamado calistenia, e isso tem trazido resultados benéficos”, enfatiza a professora.
Mulheres conscientes
A convite das primas, Drika Varelo, participou pela primeira vez do aulão, atraído pela programação do Outubro Rosa, ela é uma mulher empreendedora e sabe que, além dos negócios, deve cuidar da saúde. “Eu tô precisando praticar atividade física e me cuidar um pouco também. Fiquei muito interessada na programação. A mulherada tem de se cuidar, fazer o exame pra que se tiver algum sintoma começar a se cuidar antes. Eu estou muito feliz aqui”, disse sorridente Drika.
Lorena Braga, 37 anos, frequenta as aulas há alguns meses com foco na saúde. Por isso, o Outubro Rosa tem valor especial pra ela. “É muito bom a gente ter uma atividade física, ter uma vida saudável, interessante um grupo de mulheres do nosso bairro se juntar, porque na realidade a gente quase não tem tempo, vivemos na correria, mas este é um horário acessível e dá pra participar. Essa programação paralela é importante, o poder público olhando pra gente. Serve de incentivo pra que a gente possa estar realizando os nossos exames anuais”, afirma a autônoma.
Drika Varelo Lorena Braga
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio