CCZ: Centro de Esterilização de cães e gatos recebe novos equipamentos
O novo Bloco Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida 2000, Bairro Belo Horizonte, núcleo Cidade Nova, recebeu novos equipamentos que serão utilização na castração dos animais da cidade. Mesa cirúrgica, armário, bisturi elétrico, foco cirúrgico (que ilumina na hora de cirurgia), autoclaves, material para esterilização são alguns dos novos aparelhos.
O Centro ainda aguarda a chegada dos últimos equipamentos para iniciar o atendimento à população. Segundo o coordenador do CCZ, veterinário Flávio Ferreira da Silva, a previsão é de que os atendimentos já comecem no próximo mês. “Faltam apenas alguns detalhes como canis, algumas mesas, letreiro. Estamos trabalhando para começar o atendimento assim que possível”, destaca.
A previsão é de que se castre em média 40 animais por semana. Inicialmente os agendamentos funcionarão por Whatsapp através do número (94) 3324-4411. “Ainda não fechamos a questão do público. Como será a divisão, mas a ideia é dar prioridade para as pessoas de baixa renda, para o pessoal das ONGs protetoras dos animais da cidade”, disse.
O Centro de Esterilização de Cães e Gatos é composto de uma sala pré-anestésica e de banho, uma sala de esterilização, uma sala de expurgo (onde se guarda os materiais em segurança, antes da esterilização), duas salas de cirurgia, uma sala de recuperação de animais, e um banheiro masculino e feminino.
O espaço também contempla um tapiri (sala de espera em área aberta) para recepção das pessoas que levam os animais. O CCZ é composto atualmente por 4 veterinários, sendo dois aptos a realizar os procedimentos cirúrgicos.
“Com esse novo espaço, conseguiremos realizar uma demanda maior de castrações e com maior segurança e conforto para profissionais, animais e seus tutores. Fazendo esse controle reduzimos as enfermidades como leishmaniose, raiva, e outras doenças que são retransmissíveis para o ser humano. Reduzimos o número de animais abandonados e mantemos um controle populacional dos animais”, explica Flávio.
Raiva
O CCZ está realizando a Campanha Antirrábica nos bairros do município. Já foram vacinados mais 25.500 mil animais vacinados. A Campanha já passou pelo núcleo São Félix, Morada Nova, Nova Marabá e agora bairros mais distantes do núcleo Cidade Nova. A vacinação também acontece diariamente no CCZ.
Leshmaniose
O Centro também está realizando teste de leishmaniose semanalmente no CCZ nas segundas de 8 às 10h, quartas 13 às 15 h e nas quintas das 8 às 10h. O centro fica localizado na Avenida 2000 s/n. Belo Horizonte. Ações também estão sendo realizadas em alguns bairros mais distantes nas ações itinerantes.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio