Covid-19: Shopping Partage recebe população para vacinação da 1º, 2º e 3º doses
Vacinação acontece em diferentes pontos da cidade
A vacinação contra a covid-19 continua em diferentes pontos da cidade. No Shopping Partage, a imunização iniciou no feriado do dia 12 e prossegue até sexta-feira (15), com início às 10h seguindo até às 17h.
Nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Convenções, na Nova Marabá, e nos dias 13 a 15 de outubro, no SEST/SENAT, no núcleo São Félix, de 8 às 17 horas, são aplicadas as 2ª e 3ª doses. Nos três locais, está acontecendo antecipação do imunizante Pfizer para todos que tomaram a 1ª dose até 17 de agosto (ou seja, que completaram oito semanas da 1ª dose).
A aposentada Maria Angenilza Gomes, 51 anos, foi uma das pessoas que estiveram no Shopping, hoje de manhã, para garantir a sua segunda dose. Ela comemorou a iniciativa de expansão dos locais de vacina. “Melhorou muito. Tomei a primeira dose no Centro de Convenções e aqui no shopping fica mais facilitado e é uma opção a mais”, comenta.
Aposentada Maria Angenilza Gomes Maria Angenilza Gomes
Os amigos Noemi Rocha, 21 anos, e Gabriel Araújo, 22 anos, também aproveitaram a nova opção de local para se vacinar. “Estamos felizes demais de completar essa vacinação. Ficou bem melhor com novos lugares que abrem novas opções para a população, ainda mais em um local que tem um acesso fácil e dá para sentar, tem mais conforto”, acrescentam.
Noemi Rocha e Gabriel Araújo
A gerente de marketing do Shopping Partage, Gisele Mesquita, reforçou a importância do papel social das parcerias público-privadas . “Buscamos não ser só um centro de compras. Como um espaço de lazer, de confraternização e também que contribua com as questões socais, trazendo melhorias a vida do cidadão. Estamos muito felizes de podermos colaborar”, reforça.
3º dose
A médica Lucineide Pereira, 52 anos, já tomou sua 3º dose, ela que tomou as duas primeiras doses no Centro de Especialidades Integradas (CEI), logo no início do processo de imunização, ressaltou a importância tomar o reforço. “É maravilhoso ter essa oportunidade. É um reforço importante para todos que possam tomar. E a vacinação no shopping facilitou demais o acesso”, destaca.
Médica Lucineide Pereira
Podem tomar a 3ª dose os profissionais de saúde e idosos, a partir dos 60 anos, com intervalo de seis meses completos que tomaram a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. A outra categoria são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose.
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte. Esse público deve apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação, cartão SUS, CPF e declaração preenchida.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento