Saúde: Mulheres do Cras Morada Nova recebem ação alusiva ao Outubro Rosa
Um dia especial na vida de 30 senhoras que integram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Morada Nova, onde participaram de uma manhã de palestras sobre orientações, cuidados e prevenção do câncer de colo do útero e de mama, na manhã desta quinta-feira (14).
A palestra também contou com a participação do público masculino, uma vez que o tema também é interesse dos homens pois este público também pode se tornar vítima do câncer de mama.
“Durante a pandemia percebemos que nossos usuários não estavam se prevenindo, tanto as mulheres quanto os homens também, então entramos em contato com a Secretaria de Saúde para realizar ações aqui em Morada Nova e agora está acontecendo”, disse Elane Sampaio, Coordenadora do CRAS de Morada Nova.
Dona Francisca das Chagas Santos Moraes, 63 anos, foi diagnosticada com câncer há 5 anos e teve que viajar até Teresina para tratar da doença. Hoje ela comemora os bons resultados do tratamento e compartilha os momentos em que teve que enfrentar a doença.
“Foram anos de esgotamento e muita tristeza, tive que contar com ajuda de filhos e de parentes, mas eu venci a doença e só peço que minhas amigas procurem fazer os exames periodicamente para não passar o que eu passei”, comenta dona Francisca das Chagas.
A aposentada Geronice Maria de Jesus Santos, fez os exames e não foi diagnosticada com a doença, porém lembra que todas as mulheres, independente da idade, devem procurar orientação médica e sempre fazer auto-exame.
“Eu não perco nenhuma programação do CRAS e venho às reuniões pois aqui aprendi que é preciso se cuidar, fazer os exames, se tocar ao ir tomar banho e assim evitar que possa acontecer conosco e se houver alteração na mama procurar logo o médico”, alerta dona Geronice.
Durante a palestra foi informado que além dos exames é preciso sempre manter a saúde bem, comer bons alimentos, evitar alimentos gordurosos entre outros, e fazer atividade física, pois 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
Programação
A programação para as mulheres de Morada Nova, iniciou na quinta-feira com a palestra no CRAS e seguiu nesta sexta-feira (15), com ginástica para mulheres e a partir das 18:00 horas. A Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto esteve aberta para atendimento às mulheres com consultas, coletas de PCCU e requisição de exame de mama.
“As ações estão acontecendo em todos os bairros, sendo que nesta quinta-feira acontece na UBS Jaime Pinto e nesta sexta-feira será para as mulheres de Morada Nova e os residenciais onde teremos atividades físicas, atendimentos médicos entre outros”, disse Gabriela Rocha, Coordenadora de Saúde da Mulher da SMS.
A ação faz parte de uma vasta programação do Departamento de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Cras e também com a Secretaría de Esportes e Lazer (Semel).
“Eu nunca senti os sintomas mas quero pedir para nós mulheres estar sempre atentas para que sempre estejamos com saúde”, disse dona Maria da Penha Pinheiro dos Santos, usuária dos CRAS de Morada Nova.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento