Obras: Construção da ponte em concreto na Vicinal Piranheira avança
A realidade dos que vivem e produzem no campo está mudando a cada dia e as obras de infraestrutura que estão sendo executadas resultam na melhoria das condições para produção e escoamento. É o que está acontecendo nas estradas vicinais da Vila Sororó, localizada a 35 km da zona urbana.
A obra de execução da construção da ponte sobre o Rio Mal Arrumado, na vicinal da Vila Piranheira, distante cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, vai beneficiar uma média de 200 famílias de pequenos agricultores que vivem em quatro Projetos de Assentamentos na região.
Uma dessas famílias é do agricultor João Ribeiro dos Santos, que mora há 5 anos na região do PA Piranheira, ele conta que anos antes a antiga ponte de madeira oferecia risco às pessoas.
“Esse rio aqui tinha época que a pessoa tinha que desistir da viagem porque não atravessava devido tanta água, aí para atravessar era um ponte de madeira que ameaçava cair, era um risco para a população, agora da maneira que estão fazendo vamos ter uma ponte de verdade”, disse seu João Ribeiro.
A nova ponte está sendo construída em concreto e tem 18 metros de comprimento, sendo 5m de largura e 5m de altura. A construção tem uma base com uso de três trilhos que foram utilizados internamente no concreto o que dá mais reforço às estruturas.
“Hoje pelas exigências ambientais e também de segurança não se faz mais pontes em madeira e as que ainda estão sendo utilizadas deverão ser removidas para construção em concreto. Não tem sentido hoje se construir ponte em madeira, pois você agride o meio ambiente, sem falar que o tempo útil é mínimo e as pontes em concreto ou ferro a durabilidade é muito mais longa”, explicou Álvaro Ferreira Costa, sócio da empresa Construtora e Transportadora Ponte Alta, responsável pela obra.
De acordo com Álvaro Costa, a construção vai passar agora por uma etapa de ‘cura’ do concreto para retomar a etapa seguinte para colocação das estruturas e construção da pista. O valor da obra é de R $465.678,23, um convênio entre prefeitura de Marabá e Caixa Econômica Federal.
Agricultor João Ribeiro
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros