Semel: Aulões de ginástica incentivam mulheres a cuidar da saúde
O projeto Ginástica para Mulheres já está em funcionamento em 12 polos por toda a cidade de Marabá com mais de 800 mulheres envolvidas.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou na noite desta terça-feira (19), na folha 33, o oitavo aulão alusivo à campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e que vem ganhando força junto às mulheres participantes do projeto Ginástica para Mulheres. Na aula especial o repertório foi diferenciado e as alunas receberam camisas de divulgação do projeto ligado à campanha.
Patrícia Oliveira, uma das coordenadoras do projeto enfatiza que a ideia é estimular ainda mais os cuidados com a saúde.
“Que elas continuem empenhadas a cuidar da saúde, porque o fato de elas virem ao polo fazer ginástica significa que elas estão cuidando da saúde, mas elas têm de cuidar além disso. Esse é um mês reflexivo para que a gente possa pensar se estou em dias com os meus exames? Fiz o auto exame? Então o objetivo desse aulão é provocar essa reflexão”, pontua a coordenadora.
O secretário da Semel, Thiago Miranda, fez questão de visitar o polo para reforçar a campanha.
“A gente vem utilizando o nosso projeto para trazer a informação para a mulherada. A gente sabe o quanto o câncer de mama é um problema para a nossa comunidade, para o nosso país, e o enfrentamento é pela prevenção. Então trazemos junto com a secretaria de Saúde, uma das ferramentas para cuidar desse problema”, afirma.
Dona Joanice Cardoso, 49 anos, participa do projeto há mais de 5 anos e ressalta que por meio do projeto mudou de vida e com autoestima transformada. Ela conta que a campanha Outubro Rosa é muito importante e já está em dias com os exames.
“Eu já fiz o exame da mama, fiz PCCU, um monte de coisa, tudo facilitou, e as pessoas estão procurando atendimento porque tem muita informação por meio das aulas”, comenta a dona de casa.
O projeto Ginástica para Mulheres já está em funcionamento em 12 polos por toda a cidade de Marabá. Já são mais de 800 mulheres participando das aulas.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento