SSAM: Cemitérios são preparados para visitas em novembro
Com a aproximação do Dia dos Finados, lembrado em todo o país no dia 02 de novembro, a Prefeitura de Marabá intensificou a limpeza dos cemitérios existentes na cidade e já têm espaço pronto para as visitas. O cemitério de São Félix já passou por limpeza. Quanto ao de Murumuru está em fase de pintura. O São Miguel, na Velha Marabá, e o Jardim da Saudade, no núcleo Cidade Nova, estão em finalização de pintura. Por ouro lado, os trabalhos estão a todo vapor na necrópoles localizada na folha 29, Nova Marabá. O cemitério da saudade, o maior da cidade, ainda passa por limpeza.
De acordo com Odilon Cerqueira, chefe de limpeza da SSAM, os serviços de limpeza no cemitério da Saudade iniciaram ainda no inicio do mês, já são vinte dias trabalhando para deixar o lugar acessível à visita de familiares aos túmulos dos entes queridos. “Temos seis equipes por lá, trabalhando na capina, na poda de árvores, além de máquinas e caçambas retirando os entulhos do local. Os demais cemitérios todos já estarão prontos no máximo nos próximos dias”, enfatiza Odilon.
Antônio Ferreira, administrador do cemitério da Saudade, explica que a expectativa é que até o fim do mês os trabalhos estejam concluídos no cemitério que estará em funcionamento especial dia 02. “Dia 02 estará pronto para as visitas. Abriremos às 6h da manhã e fecharemos ao anoitecer”, destaca o administrador.
Dona Maria das Graças, de 69 anos, todos os meses visita os túmulos de familiares próximos sepultados na Folha 29, entre os quais estão os pais, irmão, o marido e um filho falecido há mais de 40 anos. A visita é um ritual que a aposentada mantém e que fortalece a lembrança das pessoas amadas que partiram. Por isso, ela ressalta a importância da limpeza no lugar.
“Acho que deveria ter sempre, pra ficar mais bonito. Para quem tem sepultura lá pra trás é mais difícil para acessar os túmulos. Então acho importante sim”, pontua a moradora da Folha 28.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento