Saúde: UBS Liberdade realiza ação alusiva ao Outubro Rosa
Teve palestra com a participação de mulheres da comunidade, além de um lanche, entrega de brindes, realização de exames PCCU e outras ações.
Na manhã desta quinta-feira (21) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Liberdade realizou o Dia D alusivo ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e prevenção do colo do útero. Foi realizada uma palestra, com a participação de mulheres da comunidade, além de um lanche, entrega de brindes, realização de exames PCCU e marcação de consultas odontológicas e medicas para o público participante da ação.
A costureira e pastora, Cristina Sousa, 46 anos, foi uma das que aproveitou a data para realizar seu exame PCCU e ainda foi sorteada em um dos brindes sorteados pela organização. “O evento foi maravilhoso, muito bom, bem explicativo e tiraram todas nossas duvidas. Já fiz exames aqui no passado e vou tornar a fazer o PCCU hoje novamente”, conta Cristina.
O coordenador da UBS, Ary Eduardo, explica a UBS realiza exames de PPCU todos os dias, mas durante o outubro o atendimento é estendido para os dois turnos e chegam a serem realizados até 16 exames em um único dia. “Aproveitamos a ação para privilegiar esse público. Normalmente marcamos consultas as segundas-feiras, mas hj abrimos para as mulheres que participam da ação, além de realizar os exames do PCCU, tirarmos suas dúvidas, sempre ressaltando a importância da prevenção, na fase inicial a chance de curas são de mais de 90%”, comenta.
A enfermeira da estratégia, Luciana Oliveira, explica que na palestra foram abordadas as formas corretas de realizar o autoexame, além da importância tanto do exame de toque quando da realização do PCCU, assim como uso de preservativos, assim como cuidados com HPV e outras questões relativas ao cuidado da saúde da mulher. “Principalmente a faixa etária acima dos 50 anos para fazer o auto exame e solicitar a mamografia. Mas o público-alvo engloba todas as mulheres a partir dos 25 anos até os 64 anos com preventivo. Todas as mulheres com vida sexual ativa ou alteração nas mamas ou região genital”,
A Joselena de Sousa Campelo, 42 anos, afirma que tinha algumas dúvidas sobre o autoexame e saiu satisfeita com o resultado. “Vim tirar as duvidas e tirei, gostei muito, aprendi sobre o câncer de mama, sobre os nódulos, a forma de apalpar e fazer o auto exame.”, comenta. Ela também aproveitou a visita para realizar o exame PCCU.
Texto e Fotos: Osvaldo Henriques