Saúde: Campanha de Multivacinação terá dia D no sábado (30)
Neste sábado (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos departamentos de Atenção Básica, Estratégia e Imunização, realizará o Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente de até 15 anos incompletos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas rural e urbana ficarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para realizar a vacinação desse público.
O coordenador do Departamento de Imunização da SMS, Fernando Silva, explica que a campanha é nacional e ocorre do dia 1º a 29 de outubro e veio da necessidade de alertar as pessoas que deixaram de se vacinar devido à pandemia do novo coronavirus. “Devido a vacina contra Covid-19 e a pandemia, muita gente deixou de realizar as vacinas periódicas nas crianças e adolescentes. Por isso, reforçamos para que os pais levem seus filhos às UBS e atualizem sua carteirinha de vacinação”, completa.
“As vacinas estão disponíveis durante todos os dias em todas as UBS do município. O Dia D é uma forma de facilitar para as famílias que não têm tempo ou condições de durante a semana. Por isso pedimos que quem não pode aproveite esse dia 30 para regularizar a vacina de seus filhos, sobrinhos e netos”, acrescenta.
Para se vacinar é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente, documentos de identificação e cartão SUS.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização as vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Vacina Oral Poliomielite, Febre Amarela (Primeira Dose de reforço), Tríplice Viral (1 dose), Tetra Viral, Hepatite A, DTP (Tríplice bacteriana), Varicela, HPV Quadrivalente, HPV, dT (Dupla Adulto), Vacina Febre Amarela (Dose única), Tríplice Viral (Duas doses), Hepatite B (Três doses), dTpa (gestantes adolescentes a partir da 20ª semana de gestação ou puerpério) e Meningocócica ACWY.
De acordo com a SMS são quase 60 mil doses disponíveis para atender o público potencial e a meta é alcançar 95% de cobertura vacinal do público-alvo. Os responsáveis devem se atentar à carteira de vacinação das crianças e adolescentes para saber quais vacinas estão atrasadas, na dúvida, dirigir-se à UBS mais próxima da sua casa onde serão orientados.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a cobertura vacinal desses imunizantes ficou abaixo da meta. É importante ressaltar que as vacinas contra a Covid-19 podem ser aplicadas concomitantemente e em qualquer intervalo com as demais vacinas.
A campanha também contará com aplicação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19 para maiores de 12 anos, em todos os pontos. Também serão aplicadas a vacina contra a Influenza (gripe) para crianças a partir de 6 meses.
Além disso, pessoas que moram em áreas do município que não contam com presença de UBS ou Programa Saúde da Família serão atendidos nos seguintes locais:
- EMEF Cristo Rei – Jardim União
- EMEF São José – Vila São José
- EMEF São Francisco – Infraero
- EMEF José Flávio Fernandes – Bairro Araguaia
- Estação Conhecimento – São Félix (Novo Progresso)
- NEI Raimunda Oliveira Rocha – Residencial Tiradentes
- EMEF Maria de Jesus Alves Soares – Folha 35
- EMEF Silvino Santis – Folha 33
- EMEF Odilio Maia – Folha 8
Serviço
Dia D de Multivacinação: 30 de outubro, das 8h às 17h.
Texto: Osvaldo Henriques e Ronaldo Palheta