Saúde: Centro de Especialidades Integradas realiza ação para as crianças
Na manhã desta terça-feira, o Centro de Especialidades Integradas (CEI), no bairro Amapá, em comemoração ao dia das crianças no mês de outubro, realizou uma ação com palestras direcionadas aos pais, sala de pintura e cinema para as crianças.
Entre as palestras foram abordados os temas “Mitos e verdades da pediatria” com a pediatra Maria Angélica e acadêmicos do curso de Medicina; “Importância do incentivos para os pais brincarem com seus filhos para um desenvolvimento saudável”, com Sarah Santos, terapeuta ocupacional, e a psicóloga Alessandra Silveira; “Importância da saúde bucal e escovação correta” com a distribuição de kits de escovação e ministrada pela dentista Larissa Santos; e “Importância da introdução alimentar”, com a entrega de cartilhas informativas feita pela nutricionista Aylanna Santana. Além de palestras, o evento contou com sala de filmes e pintura para as crianças.
Allem Lisboa, enfermeira da educação continuada, explica que a equipe observou a necessidade nesse mês de outubro, em que é comemorado o dia das crianças, fazerem uma ação voltada para as crianças. “Convidamos os pais para trazer as crianças que fazem parte da terapia ocupacional, e que já estavam com atendimentos agendados em nossa unidade para participarem da nossa ação. Foi um evento muito produtivo e o nosso objetivo era esse, levar informações necessárias para esses pais”, contou.
De acordo com Maria Angélica, pediatra do CEI, no mês de outubro acontecem muitas ações relacionadas ao “Outubro Rosa” e muitas vezes, as pessoas se esquecem que este mês também é das crianças. “Nessa ação trouxemos temas relacionados ao nosso dia-a-dia, ou seja, os principais mitos que os pais perpetuam em nossa unidade. A ação é de presente para as crianças, mas através de assuntos direcionados aos pais para que se conscientizem e ofereçam uma qualidade de vida melhor para seus filhos”, declara.
Eliene Carvalhedo, fisioterapeuta e mãe da Melina, de quatro meses, compareceu ao CEI para participar do evento. “Minha filha nasceu com alergia à proteína do leite, e é muito importante a conscientização para que eu possa, até mesmo, ajustar a alimentação dela. É muito importante ações como essa, porque muitas mães que estão aqui não têm acesso a informações e acabam introduzindo alimentos de forma errônea para seus filhos”, destaca.
“Importância do incentivos para os pais brincarem com seus filhos para um desenvolvimento saudável” foi o assunto abordado pela terapeuta ocupacional Sarah Santos. “Reforçamos e orientamos a importância da estimulação no ambiente familiar e mostrando como a rotina familiar pode contribuir para o desenvolvimento infantil. A criança desde que está na barriga da mãe, já recebe estímulos, e quando nasce, continua recebendo esses estímulos de uma forma diferente em cada etapa de sua vida”, explica.
Veja outras fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio