Covid-19: Campanha de vacinação continua com 1ª dose na sexta e sábado (29 e 30)
Dezenas de pessoas se encaminharam, na manhã desta quarta-feira (27), ao Centro de Convenções Carajás, em Nova Marabá, para receber a primeira, segunda ou terceira dose da vacina contra Covid-19. A vacinação segue até as 17 horas e acontece também nas dependências do SESI no núcleo Cidade Nova.
A 1ª dose da vacina pode ser aplicada em todas as pessoas a partir de 12 anos de idade, e tomam a 2ª dose pessoas com a vacinação atrasada ou prevista para esta semana. A dose de reforço é destinada aos profissionais de saúde, pessoas idosas (a partir de 60 anos), ambos com seis meses da 2ª dose, e pessoas imunossuprimidas com 28 dias ou mais que tomaram a 2ª dose (levando consigo atestado médico solicitando o imunizante).
Os adolescentes Hugo Contente Padilha e Lívia Passos de Almeida, ambos com 17 anos, estiveram no Centro de Convenções e receberam a sua 2ª dose da vacina Pfizer, completando o ciclo de imunização.
“A geração de meus pais era forte na vacinação do Zé Gotinha, contra a poliomielite e outras vacinas e hoje nos aparecem discursos contra a vacina, mas eu acredito que só a vacina vai nos tirar dessa situação para que possamos voltar a normalidade”, disse o jovem Hugo Padilha.
“Só peço para que fiquem atentas às informações por parte da prefeitura, no portal, Instagram e Facebook, para se atualizarem das datas e acho muito importante ficar atentas nessas informações”, disse Lívia Passos.
A aposentada Sônia Maria Prazeres, de 67 anos, recebeu a 3ª dose do imunizante. Infelizmente ela perdeu o esposo, em fevereiro, vítima de covid-19. “Meu marido, Leandro de Oliveira Prazeres, tinha 68 anos e tomou todos os cuidados se prevenindo para não contrair o vírus, no entanto ficou doente. Ele não bebia e não fumava e teve as consequências graves da doença e infelizmente não resistiu ao tratamento”, conta a aposentada.
Seu Francisco Felismino de Mesquita, 74 anos, recebeu a segunda dose da vacina no Centro de Convenções em Marabá e deixou uma mensagem especial para os que procuram a vacina para se proteger da doença: “Acreditem na ciência, acreditem na vacina, acreditem na vida”, afirmou seu Francisco.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua nesta sexta-feira, dia 29, em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo ofertada a primeira dose da vacina para o público a partir de 12 anos.
Campanha de Multivacinação
No sábado, dia 30, será o D Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Ação visa a atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes, recém-nascidas até 15 anos incompletos.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização as vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Vacina Oral Poliomielite, Febre Amarela (Primeira Dose de reforço), Tríplice Viral (1 dose), Tetra Viral, Hepatite A, DTP (Tríplice bacteriana), Varicela, HPV Quadrivalente, HPV, dT (Dupla Adulto), Vacina Febre Amarela (Dose única), Tríplice Viral (Duas doses), Hepatite B (Três doses), dTpa (gestantes adolescentes a partir da 20ª semana de gestação ou puerpério) e Meningocócica ACWY.
Segundo Fernando Gomes, Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, no sábado também será feito o atendimento para as pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19, a partir de 12 anos de idade, bem como a aplicação da vacina contra a influenza. “Vamos aproveitar o momento para também atender com a vacina os pais que levarão os filhos menores para atualizar as outras vacinas nos filhos e se caso ainda não estiverem recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19, estaremos atendendo esse público”, explica Fernando Gomes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento