Esporte: Renegados confirma favoritismo e está na final do 1º turno do marabaense
De um lado o atual campeão Renegados, equipe que esteve nas oito últimas finais do campeonato, do outro o Morada Nova cuja última conquista aconteceu 18 anos atrás, em 2003. Em campo um jogo repleto de gols que inflamou a torcida que compareceu em peso para a segunda semifinal do campeonato marabaense, que decidiu o adversário do Juventus, que havia garantido sua vaga na final do 1º turno, ao vencer o Liberdade nos pênaltis.
Mas logo no início a equipe da Morada Nova surpreendeu o adversário e com menos de 5 minutos de jogo abriu o placar. O gol animou a torcida do Morada Nova que veio com micro-ônibus para acompanhar a partida que aconteceu no Estádio Zinho Oliveira. “Viemos na caravana alguns vieram no ônibus com os atletas. Sabemos que o Renegados é favorito, mas já vencemos deles e podemos fazer de novo. Se vencermos, sexta-feira viremos de novo acompanhar o time”, comenta Lucas Silva, 24 anos.
No entanto, a alegria não durou muito. Menos de 10 minutos depois a equipe do Renegados empatou a partida para a alegria da Dona Zuleide de Sales Costa, 43 anos, mãe do jogador Gustavo Sales Costa, atacante do Renegados. “Todo jogo dele estou aqui e a torcida do Renegados sempre comparece. O jogo está disputado, mas está bom. Acredito que sairemos com a vitória”.
Antes dos 30 minutos do primeiro tempo a equipe do Renegados já havia aberto 3×1, placar que permaneceu até o fim da primeira etapa. “Cometemos um erro no começo e sofremos aquele gol. O time deles é bem rápido e perigoso e não podemos ficar desatentos. Mas estamos fazendo um trabalho correto e vamos conseguir a vaga na final”, comenta Leandro Moraes, conhecido como Viola, técnico e vice-presidente do clube.
Atrás do placar a equipe do Morada Nova veio para cima na segunda etapa. O atacante Romário foi uma das substituições do time para tentar buscar o empate. “Tem que ser na raça e na vontade. Trabalhar bem o toque de bola. Temos qualidade e vamos acreditar na classificação”, comentou o atacante, conhecido como Romarinho.
A modificação surtiu efeito e a equipe conseguiu diminuir o placar para 3×2. “Temos bons recursos, mas hoje tem que ser no coração. Conseguimos a vitória sobre eles na primeira fase e podemos fazer de novo, vamos para cima”, comenta João Pereira, o “garçom”, técnico do Morada Nova.
Mas novamente não demorou muito para o Renegados conseguir fazer o 4×2 em um falha de marcação da defesa. Placar que deu tranquilidade para equipe e para o público que veio acompanhar a equipe. Morada do bairro Santa Rosa, onde fica a sede do Renegados, João Pedro de 22 anos já se prepara para comparecer na final. “Acompanhei o último ano que o time foi campeão, antes da pandemia e estou acompanhando nesse. O campeonato está melhor, mais organizado e o nível dos times também subiu neste ano”, comenta.
Mas a partida ainda reservava mais emoções, já perto dos acréscimos o Morada Nova conseguiu descontar o placar novamente. Com 4×3 no placar e poucos minutos para o final o jogo ficou mais corrido e a arquibancada do Zinho Oliveira tremeu com a torcida do Morada Nova. “Moro na Morada Nova mas fiz questão de vir acompanhar. Tenho um amigo que deu o passe pro gol. Vim em outros jogos e se tudo der certo pretendo vir nessa final”, comenta Marcelo Martinho, 39 anos.
Em um dos últimos lances da partida o Renegados fez o quinto gol, confirmando seu favoritismo e colocando fim às esperanças do Morada Nova. Festa dos representantes da Marabá Pioneira, que jogarão na sexta-feira (29), às 20h, a final do 1º turno, podendo garantir a nona final seguida do marabaense em 2021.
“Sabemos do nosso favoritismo, mas futebol é dentro de campo. Vamos dar o nosso melhor e buscar a conquista desse turno para garantir a vaga na final”, comenta Bismarck de Souza Ferreira, capitão do Renegados e tricampeão marabaense.
O titular da Secretaria Municipal de Esportes (Semel), Thiago Miranda, comemorou a animação da torcida e o espetáculo apresentado: “Vemos que a rivalidade é só dentro de campo. Que o jogo teve um bom nível e tem animado a torcida. É bom saber que as coisas estão voltando ao normal e que o esporte de Marabá tem muito a oferecer enquanto oportunidades, lazer, entretenimento. Essa fase final do campeonato é um exemplo disso”, ressalta.
O campeonato marabaense é organizado pela Liga Esportiva de Marabá (Lemar) com apoio da Semel. Que fez o convênio e a doação de dois pares de camisas para todos os times, ajuda na estrutura para realização dos jogos e na fiscalização. A competição terá uma premiação de R$ 30 mil para o campeão.
A final do campeonato paraense está prevista para acontecer dia 11 de dezembro, entre os campeões dos dois turnos.
Veja mais fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio