Cidadania: Comunidade da Vila Sororó recebe ações de saúde
Uma grande ação de atendimento social à população da Vila Sororó, distante 35 quilômetros da sede de Marabá, movimentou a comunidade. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão ofertou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, atendimento médico e de enfermagem, além de exames rápidos como glicemia, teste de pressão arterial entre outros.
A estrutura de atendimento foi montada na própria igreja, e o motivo para a realização da ação social foi para agradecer a Deus pelas conquistas alcançadas pela comunidade evangélica. Um grupo de técnicos da Secretaria de Saúde foi mobilizado para acompanhar a ação.
“Muitas vezes a pessoa não tem como ir buscar esses serviços e nós decidimos trazer esses serviços para perto da comunidade, promovendo um culto de gratidão à Deus por esse momento que estamos passando tão difícil e hoje estamos agradecendo e retribuindo em forma de ação para a comunidade, celebrar a vida”, comentou Jaqueline Aguiar, responsável pela Assistência Social da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira.
O agricultor Luiz Pereira da Silva, 61 anos, buscou atendimento médico devido às dores na coluna. “Eu tenho um problema de coluna e estou tratando dela e também já tive problemas cardíacos e agora estou com tosse e estou buscando orientação do médico e graças a Deus a médica aqui é muito educada e fui muito bem tratado”, destacou.
A dona de casa Diamara Barros da Silva, 33 anos, também procurou atendimento médico. “Muito bom os atendimentos no dia de hoje e fiz um pedido de exame e aproveitei o momento para me consultar com o médico”, disse.
Além de atendimento médico, foram ofertados serviços como assessoria jurídica, corte de cabelo, doação de cestas básicas de alimentos, manicure, pedicure e almoço com churrasco para a comunidade. Um dia especial para celebrar a integração com a população da Vila Sororó.
Emocionado, o irmão Carlos Antônio Guerreiro responsável pela Assistência Social da igreja Assembleia de Deus na comunidade, disse que o dia é de agradecimento e de celebração da vida. “Tudo aqui é maravilhoso. Só em estar ajudando a gente se emociona e é um trabalho que nós gostamos de fazer e a população aqui da vila Sororó nos procura e nós estamos ajudando sempre. Eu tenho me realizado com esse serviço até porque servimos a Deus e Deus gosta das coisas boas que fazemos às pessoas”, declarou.
Frank dos Santos Lopes, integrante da coordenação da atividade elogiou a participação da comunidade. “Um grande evento proporcionado pela igreja e a comunidade só tem a ganhar e a população está aceitando e participando bastante, pois é uma população carente e muitos serviços aqui, às vezes, é inacessível para grande parte da população e hoje aqui estamos ofertando esse atendimento”, destacou.
A aposentada Francisca Vasconcelos, 93 anos, aproveitou e participou da ação. “Eu estou nesta idade e não sinto nada no meu corpo não, estou aqui apenas para ver se está tudo bem mesmo”, disse dona Francisca Vasconcelos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio