Saúde: Roda de Gestantes aborda cuidados na gravidez
Com objetivo de ter bons resultados no acompanhamento do programa de pré-natal, o projeto Roda de Gestantes, idealizado por enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Emerson Caselli, no Bairro Liberdade, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais um evento na manhã de quarta-feira (3), que abordou sobre a importância do pré-natal, alimentação saudável, AME (Aleitamento Materno Exclusivo) e cuidados básicos com recém-nascido ao nascimento. A ação é destinada tanto às primigestas (mães de primeira viagem) quanto a multigestas (mulheres que já tiveram outras gestações).
O projeto surgiu em 2017 e de lá pra cá os profissionais de saúde já percebem os resultados positivos e a maior importância que as mães estão dando ao acompanhamento do pré-natal. “A Roda de Gestantes tratou da importância do acompanhamento pré-natal, exames que são solicitados, testes rápidos que são oferecidos na primeira consulta, suplementação que é necessária, assim como a vacinação das gestantes, importância delas trazerem caderneta de vacinação com histórico anterior para que faça prescrição das vacinas, os sinais e sintomas que são normais na gestação, e os que não são normais e que se faz necessário procurar um atendimento de urgência no Hospital Materno infantil”, conta a enfermeira Luciana Trindade.
Durante a Roda de Gestantes destacou-se também a necessidade do retorno a todas as consultas durante o período dos nove meses. Outros assuntos como o processo do parto e a dor, o porquê das dores e ainda os primeiros cuidados com o recém-nascido e a importância do aleitamento materno exclusivo, do teste do pezinho e vacinação também entraram na pauta do evento.
“Acreditamos que gestantes empoderadas de informação, tem mais segurança no seu pré natal e auto cuidado”, frisa a enfermeira Luciana Trindade.
O Roda de Gestantes acontece mensalmente, geralmente no primeiro dia útil do mês. Esta versão, coordenada pelas enfermeiras Luciana Trindade, Gabriela Rocha Leão (coordenadora da Saúde da Mulher da SMS), Stefani Gisele Bastos e da médica Fernanda Porto, contou com a participação de 40 gestantes. As grávidas que participaram da ação fazem acompanhamento e são cadastradas no Posto de Saúde da Liberdade, mas a ideia é expandir para outras Unidades Básicas de Saúde.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação