Esportes: Marabá sedia Copa Brasil de Jiu-Jitsu
O domingo (07) no ginásio do Colégio Alvorada, no núcleo Cidade Nova, foi marcado por muitas disputas por medalhas na edição da Copa Brasil BJJ Pró de Jiu-Jitsu. O evento é realizado pela Federação Paraense de Lutas Profissionais. São mais de 600 atletas, representando 25 municípios paraenses, além dos estados do Maranhão e Tocantins, participaram da competição.
Atletas de 4 a 70 anos de idade estavam inscritos no torneio em todas as faixas etárias. Os campeões absolutos de cada faixa etária, além de medalha, garantiam passagem e inscrição para participação no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu profissional 2022, em Fortaleza, no Ceará, além de premiação em dinheiro.
“Geralmente os grandes eventos desse esporte são feitos na capital, então trazer um campeonato de grande porte para o interior do estado é uma oportunidade de ver uma cultura diferente e trazer atletas de outros estados e outros município, pois temos representantes de 25 municípios do Pará e três estados do Brasil”, disse o professor Radamés Fernandes, o Hadha, presidente da Federação Paraense de Lutas Profissionais.
O ginásio atraiu um grande público, formado principalmente por familiares de atletas que faziam um grande barulho na torcida por medalhas. Glauciane Soares Alves, veio acompanhar a filha, a pequena Geovana Alves, que levou medalha de ouro. “É muito importante devido à interatividade com outros coleguinhas e a questão de ganhar e perder faz parte, isso é importante nessa faixa deles e acreditar que numa disputa podemos ser campeão, porém também podemos perder, mas tudo na vida tem que lutar, tem que mostrar o melhor que podemos dar”, disse a mãe da Geovana.
O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que acompanhou todas as etapas da realização das disputas. “Estamos falando de um evento de porte nacional e é importante que a Semel esteja envolvida neste evento e incentivando a moçada para a prática de esportes e hoje o Jiu-Jitsu é uma prática que traz disciplina, forma cidadãos e estamos aqui nada mais que trabalhando na formação de cidadãos marabaenses”, disse Thiago Ferraz, coordenador Semel.
Reginaldo Coelho, organizador do evento, diz que Marabá é uma cidade com grandes atletas e fazia necessário a realização de uma etapa da Copa Brasil da modalidade. “No Pará está acontecendo a primeira Copa Brasil BJJ Pró, vinculada a Federação Brasileira de Lutas Profissionais. Estamos mostrando que o interior também é forte porque todos os grandes eventos querem levar para a capital e estamos mostrando toda essa estrutura, seguindo todos os protocolos, todos os atletas maior de 12 anos estão vacinados com a carteirinha em mãos e em menores de 12 anos fizemos exames rápidos e todos estão tranquilos e mostrando hoje um grande espetáculo para esta grande torcida, que compareceu aqui”, disse Reginaldo Coelho.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio