Educação: Em Marabá, o aprendizado e o lúdico promovem o ensino a crianças em 35 Núcleos de Educação Infantil
Atualmente Marabá tem 35 Núcleos de Educação Infantil (NEI) espalhados pelas zonas urbana e rural da cidade. No momento outros quatro estão em obras. O NEI é voltado para educação de crianças de 03 a 05 anos e uma das estratégias utilizadas nos Núcleos de Educação Infantil é agregar ao modelo tradicional de ensino atividades lúdicas. E o que seriam essas atividades?!
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento una diversão na execução do aprendizado, ou seja, tem o objetivo de promover a interação entre as crianças com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas. As atividades lúdicas abrangem os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais. No Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria Clara Machado, no bairro Laranjeiras, muitas atividades lúdicas são inseridas na rotina escolar dos 154 alunos matriculados.
Segundo o diretor do NEI José Rodrigues Lima, o núcleo atende a comunidade do bairro Laranjeiras e bairros vizinhos. “Promovemos em nossa escola atividades lúdicas que trabalham com a criança a questão do desenvolvimento cognitivo, interação, sociabilidade, autonomia e para isso, utilizamos tanto as salas de aula, como a praça central, playground da escola, solário, e a nossa sala multiuso, com atividades que a criança não tem contato na sala de aula como: pintura, teatro, música, dramatizações” destaca.
José Rodrigues explica ainda que hoje, o NEI, oferece o ensino para duas turmas do maternal, três turmas do Jardim I e três do Jardim II. “Funcionamos nos dois turnos, manhã e tarde”, conta.
A professora do Jardim II Edileuza Nascimento explica que atividades lúdicas ajudam no processo de ensino-aprendizagem e ainda melhoram múltiplas habilidades nas crianças, tais como atenção, concentração, memorização e imaginação. “Temos a nossa rotina de todos os dias, mas focamos nas atividades lúdicas, com brincadeiras, conteúdos de acordo com a realidade das crianças, contando histórias, brincando, e recebemos as crianças com afeto, acolhimento”, conta.
O diretor do NEI reforça que o processo lúdico facilita não só a aprendizagem das crianças, mas o trabalho do educador, pois ensinar se torna mais fácil e prazeroso. “Dar a devida importância às atividades lúdicas ajuda na relação entre professores e alunos, o que é importante para que as crianças se sintam seguras na hora de tirar suas dúvidas”, reitera.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio