SMSI: Órgãos municipais atuam de forma integrada durante o fim de semana
Durante o final de semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) atendeu 19 denúncias de poluição sonora. No núcleo Nova Marabá foram atendidas 9 denúncias, o maior número, seguido dos bairros Liberdade e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova, com duas denúncias cada.
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial, por meio do Grupamento de Apoio Operacional, seguiu com as rondas preventivas nos postos de serviço do município, como Hospital Municipal de Marabá e Hospital Materno Infantil. Entre outros pontos com atuação do DMSP estão o Laboratório Central, no bairro Laranjeiras, UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, e Projeto POP, no núcleo Nova Marabá.
A Guarda Municipal de Marabá realizou rondas diárias em praças e vias públicas. No domingo, agentes realizaram as rondas nas feiras da Laranjeiras, Folha 28 e Feira do Pôr do Sol, além da orla do núcleo Marabá Pioneira e na feira do produtor na Avenida Paraíso, bairro Liberdade.
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), em apoio à SEMMA, realizou o patrulhamento nos residenciais Jardim do Éden, Tiradentes e Tocantins.
Ainda durante o final de semana a GMM prestou apoio à operação integrada com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) em abordagens aos mototaxistas clandestinos.
Na última semana, o DMTU realizou operações e prestou apoio em diversos pontos da cidade. Entre as principais infrações registradas pelo departamento estão: conduzir motocicleta sem o capacete de segurança, com 117 registros; conduzir motocicleta transportando passageiro sem o capacete de segurança, com 60 registros; deixar o condutor de usar cinto de segurança, 48. Estacionar veículo em local ou horário proibido e transitar na contramão em via de mão única registraram 26 ocorrências, além de outras infrações.
Serviço
O telefone para atendimento da GMM é o 153. As denúncias de crimes ambientais são recebidas presencialmente onde a pessoa pode protocolar junto à SEMMA ou pelo Linha Verde no telefone (94)3311-3350, que também funciona como whatsapp; além dos números (94)99233-0523 e (94)98198-3350. Há também o aplicativo Disque Denúncia Sul e Sudeste disponível em IOS e Android.
Veja mais fotos aqui:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação